Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

05.04.2017
Tempo de leitura: 4 minutos

Educador de Pernambuco usa recursos digitais para lidar com diferenças de aprendizagem

Professor de 23 anos conta como algumas ferramentas ajudam a trabalhar em salas muito heterogêneas

Uso de notebook por professora

Professor de 23 anos conta como algumas ferramentas ajudam a trabalhar em salas muito heterogêneas

“Desde as mais remotas lembranças que tenho, sempre tive contato com a educação. Por influência da minha mãe, que é professora, e do incentivo que recebi durante minha trajetória profissional, acabei de me tornando professor.”

É assim que Joabson Luiz Pereira, de 23 anos, nascido em Vitória de Santo Antão (PE), define seu início como educador. O jovem começou sua carreira como auxiliar de serviços gerais na Secretaria de Educação de Chã Grande, em Pernambuco, mas a oportunidade de participar de um curso à distância sobre políticas públicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2011, mudou sua vida.

“Naquele mesmo ano, decidi prestar vestibular para o curso de pedagogia e nos três anos seguintes me aproximei ainda mais da educação, auxiliando em diversos setores do Grupo Escolar Joaquim Alves Pereira e frequentando as formações oferecidas aos educadores”, conta.

Foi em uma dessas formações que ele teve seu primeiro contato com a plataforma Escolas Conectadas. Gostou tanto, que usou um dos assuntos abordados nos cursos – O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – como tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em pedagogia, no qual foi aprovado com nota máxima.

Joabson Luiz Pereira em sala de aulaJoabson Luiz Pereira em sala de aula

Em 2014, Joabson passou em um concurso público pela Prefeitura de Vitória de Santo Antão (PE) e durante três anos trabalhou em escolas do campo com salas multisseriadas. Hoje, leciona para alunos do 2° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Mariana Amália, na zona urbana do município.

O professor também não parou de estudar e atualmente cursa pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional pelo Instituto Superior de Educação de Floresta (ISEF).

Desafios de aprendizagem multisseriada

Para o educador, atender aos diferentes níveis de seriação e de aprendizagem de cada aluno é um dos grandes desafios em uma escola do campo multisseriada, onde os estudantes não possuem o mesmo nível de conhecimento. “Muitas vezes, as turmas também são nucleadas ou superlotadas, então você tem que estabelecer objetivos e, com a turma, percorrer os caminhos para alcançá-los.”

A experiência de vida de Joabson dentro de uma realidade diversa na escola e os ensinamentos da mãe educadora somaram-se ao ambiente de aprendizagem proposto pelas atividades da Escolas Conectadas. E acabaram por aprimorar sua prática com os alunos. “Os cursos trouxeram novas concepções sobre como trabalhar e aproveitar a diversidade de níveis de conhecimento. Além disso, o embasamento teórico apresentado nos materiais foi fundamental para sustentar as ações que podemos tomar em sala de aula”, observou.

A plataforma Escolas Conectadas, que já era uma grande aliada dos educadores em sala de aula, ficou ainda melhor, com novo visual, novos recursos e mais conteúdos exclusivos gratuitos. Acesse e confira!

O educador cita como exemplo o curso da plataforma ‘Jogos e Brincadeiras para além da seriação’, que traz uma lista com diversas dinâmicas e brincadeiras colaborativas para ensinar os alunos a formar palavras. “Quando vi que eles estavam atribuindo o som a uma letra foi uma grande conquista.”

Joabson acredita que o uso da tecnologia dentro e fora da escola facilitou o acesso ao conhecimento e a conexão entre as pessoas, uma vez que educação não depende mais de um espaço físico de aprendizagem. Ainda assim, ele acredita que o maior valor no processo de ensino continua sendo o de ver os estudantes se desenvolvendo. “Com o aumento de recursos tecnológicos, as oportunidades surgem a cada dia, mas o mais importante é saber que o aluno aprendeu.”


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos