Recomendações para Formação Docente em Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica

Notícias

06.08.2019
Tempo de leitura: 3 minutos

Educadora de 82 anos cria site para inspirar e contar experiências

Com 69 anos de carreira, Angélica Tinaut criou um site há dois anos para inspirar outras pessoas com a sua história e ideias

Livro está aberto em cima de teclado de computador e, ao fundo, aparecem desfocadas estantes de uma biblioteca. A imagem ilustra a história da educadora Angélica Tinaut, que criou um site e tem 69 anos de carreira.

Como compartilhar as ideias e experiências de uma longa trajetória na área de educação?
As tecnologias e as redes sociais podem engajar professores, e um exemplo disso é um site que traz alguns dos ensinamentos de Angélica Tinaut, educadora de 82 anos que mora em Salvador (BA) e tem 69 anos de carreira.

Angélica já tinha uma vida ativa nas redes sociais e fazia publicações de forma constante no Facebook, mas surgiu a chance de ir além. “Após todo esse movimento educacional, tive a necessidade de ampliar e divulgar minha experiência em todos os sentidos que vivi, e surgiu assim a ideia do site”, afirma. O site Ensinando Sempre foi criado em 2017 e, atualmente, não fala só sobre educação: traz reflexões da educadora, notícias sobre cultura e até mesmo receitas.

Quem a auxilia com a parte técnica do site e redes sociais são os netos Helena, de 30 anos, que é biomédica e atualmente estuda psicologia; e Aaron, de 18 anos, que está concluindo o ensino médio. Fora isso, é ela quem escreve ou sugere boa parte dos textos.

https://www.facebook.com/614621035708700/photos/a.615364168967720/615372792300191/?type=3&permPage=1

Trajetória de 69 anos

Angélica Tinaut conta que começou cedo na carreira na educação como professora de reforço. Quando completou 17, entrou na faculdade de pedagogia e, na sequência, fez uma extensão em psicopedagogia. Especializou-se ainda em Matemática.

Depois, trabalhou em mais de cinco escolas diferentes, sendo que passou 25 anos no Instituto Central de Educação Isaia Alves (ICEIA). Atuou como assistente, coordenadora, supervisora pedagógica e vice-diretora do ICEIA, além de integrar outros projetos educacionais até se aposentar.

A área educacional passou por mudanças nesse período, mas quando questionada sobre isso, a educadora afirma que uma coisa ainda é igual após tantas décadas.

“Quem ama educação sente nas veias o desejo de ensinar”, acredita.

Os obstáculos para os profissionais da educação também sempre estiveram presentes, segundo Tinaut. Mas nada que não seja possível vencer por meio da força de vontade. “O desafio sempre existiu e a necessidade de superá-lo vem do próprio indivíduo. Seus valores são importantes para que consiga vencê-los”.

A importância da educação

O lançamento do site de Angélica Tinaut não foi escolhido à toa: foi há dois anos, no dia 20 de maio, quando é comemorado o Dia do Pedagogo. “O meu blog é o retrato fiel do que acredito ser minha colaboração na comunicação social. Ele reflete os valores que acredito necessários para formação diária de profissionais, líderes, seres em estado de formação, educandos e educadores equilibrados na arte do pensar”, afirma.

A educadora diz também que escolher uma carreira ligada à educação faz parte de um olhar mais amplo, no qual se conhece o país e percebe-se a necessidade de promover um ensino e aprendizagem de qualidade. “Um país próspero provém de uma  educação que seja prioridade”, opina.

E quais seriam os conselhos de uma pessoa que está atuando na área de educação há quase 70 anos? Angélica Tinaut traz na sua visão algumas sugestões de caminhos para os educadores atuarem de forma cada vez mais inspiradora e fazerem a diferença na vida dos alunos. “Educar é criar, amar, promover, é renascer e é viver. Sempre perceba se você está disponível para arregaçar as mangas e partir para a grande descoberta que é a educação”, finaliza.


Outras Notícias

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

14/04/2026

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

Confira 10 ferramentas gratuitas e acessíveis que podem transformar a rotina escolar de milhões de estudantes com deficiência matriculados na rede pública

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

06/04/2026

IA na educação: como a inteligência artificial pode se tornar aliada da aprendizagem

Relatório da OCDE reforça que o uso pedagógico intencional da IA é essencial para fortalecer a aprendizagem e evitar que a tecnologia se torne apenas um atalho para respostas prontas

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

30/03/2026

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

Com intencionalidade pedagógica, ferramentas digitais gratuitas podem fortalecer o aprendizado, promover o protagonismo estudantil e desenvolver competências digitais essenciais

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

27/03/2026

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

No Dia Nacional da Inclusão Digital, a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo reforça que a equidade na aprendizagem depende da integração entre currículo, formação docente e infraestrutura

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

19/03/2026

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

Projetos solidários potencializados pela cultura digital desenvolvem competências socioemocionais, promovem inclusão, estreitam vínculos comunitários e incentivam uma cultura de cidadania ativa

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

13/03/2026

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

Pesquisa internacional mostra que apenas 10 minutos de brincadeira com números já fortalecem habilidades matemáticas nos anos iniciais — abordagem que também dialoga com soluções de tecnologia educacional