Notícias

28.04.2021
Tempo de leitura: 4 minutos

Educar é Transformar: a escola como espaço de vínculos e conexões

Entenda como a escola representa um projeto de construção coletiva, fortalecida pelas conexões criadas entre a comunidade escolar.

A imagem mostra duas crianças dentro de uma sala de aula, usando máscaras de proteção, se cumprimentando com as palmas das mãos fechadas.

“Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários e conceitos. Escola é, sobretudo, gente”. Nas palavras de Paulo Freire, um projeto de escola transformadora se desenha a partir do vínculo entre os educadores, estudantes, gestores, familiares e funcionários que compõem a comunidade escolar.

Essa relação não está estabelecida apenas nas experiências e percepções do educador brasileiro, mas também em pesquisas ao redor do mundo. Um estudo publicado em 2018 por estudantes da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, aponta que promover um senso de pertencimento resulta em melhoras significativas no desempenho escolar dos estudantes.

É o que defende também o conceito de educação integral, ao propor a escola como um espaço de desenvolvimento de sujeitos em todas as suas dimensões — intelectual, física, emocional, social e cultural. Para além da escolarização, o ambiente escolar representa um projeto de construção coletiva e torna-se responsabilidade de toda a sociedade.

Digitalizar para Aproximar

Um dos compromissos da Fundação Telefônica Vivo é pensar em formas de aproximar comunidades escolares da tecnologia. Em um mundo cada vez mais conectado, ter acesso aos mais variados tipos de recursos digitais torna-se um direito básico.

Entendemos a tecnologia como um instrumento de transformação social. Através dela é possível conectar pessoas ao conhecimento, ultrapassar barreiras e propor uma educação inovadora e relevante para os desafios do século XXI.

Educar é…

Diante de um contexto marcado pelo constante avanço tecnológico e pelas consequências educacionais evidenciadas pela pandemia, reforçar o papel transformador da educação é a chave para encontrar soluções coletivas e conectadas com os desafios do mundo. Mas, afinal, o que é educar?

Ao longo do mês de abril, a Fundação Telefônica Vivo ouviu educadores, estudantes, gestores e familiares para responder a essa pergunta a partir das considerações daqueles que vivenciam essa transformação na prática. A reflexão vem em tempo: no dia 28 de abril, comemoramos o Dia da Educação.

Tendo em mente os desafios e a potencialidade dos jovens do século XXI, bem como o futuro da educação pós-pandemia, todas as respostas apontaram para a necessidade de incluir, aproximar, acreditar e realizar.

Fortalecendo os laços com a comunidade escolar 

Se o objetivo é educar para transformar, e alcançá-lo requer um projeto colaborativo, o primeiro passo é integrar a comunidade nas atividades realizadas pela escola. Em um país de múltiplas realidades, onde a desigualdade de acesso e oportunidade ainda é presente, esta nem sempre é uma tarefa fácil.

Com o intuito de estimular pequenas transformações diárias, a Fundação Telefônica Vivo buscou nas trajetórias dos entrevistados ações simples que guardam um grande poder articulador. Retomando Paulo Freire, uma educação de qualidade se fortalece a medida que os laços entre as pessoas que lá circulam se estreitam. “É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo”, destaca o educador no poema “Escola”.

Educar é incluir. É aproximar. É acreditar. É realizar. É transformar!

O compromisso com a educação é de todos nós. Em um momento em que a pandemia nos desafia diariamente, esse compromisso se torna ainda maior.

Para chegar mais perto, usamos a tecnologia como meio para transformar a educação e esse é um papel de estudantes, professores, gestores, famílias e sociedade.

No dia 28 de abril comemoramos o Dia da Educação, e ao longo de todo esse mês, homenageamos esses atores da comunidade escolar.

Acompanhem nossas ações por meio da hashtag #EducandoParaTransformar


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital