Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

28.04.2021
Tempo de leitura: 4 minutos

Educar é Transformar: a escola como espaço de vínculos e conexões

Entenda como a escola representa um projeto de construção coletiva, fortalecida pelas conexões criadas entre a comunidade escolar.

A imagem mostra duas crianças dentro de uma sala de aula, usando máscaras de proteção, se cumprimentando com as palmas das mãos fechadas.

“Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários e conceitos. Escola é, sobretudo, gente”. Nas palavras de Paulo Freire, um projeto de escola transformadora se desenha a partir do vínculo entre os educadores, estudantes, gestores, familiares e funcionários que compõem a comunidade escolar.

Essa relação não está estabelecida apenas nas experiências e percepções do educador brasileiro, mas também em pesquisas ao redor do mundo. Um estudo publicado em 2018 por estudantes da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, aponta que promover um senso de pertencimento resulta em melhoras significativas no desempenho escolar dos estudantes.

É o que defende também o conceito de educação integral, ao propor a escola como um espaço de desenvolvimento de sujeitos em todas as suas dimensões — intelectual, física, emocional, social e cultural. Para além da escolarização, o ambiente escolar representa um projeto de construção coletiva e torna-se responsabilidade de toda a sociedade.

Digitalizar para Aproximar

Um dos compromissos da Fundação Telefônica Vivo é pensar em formas de aproximar comunidades escolares da tecnologia. Em um mundo cada vez mais conectado, ter acesso aos mais variados tipos de recursos digitais torna-se um direito básico.

Entendemos a tecnologia como um instrumento de transformação social. Através dela é possível conectar pessoas ao conhecimento, ultrapassar barreiras e propor uma educação inovadora e relevante para os desafios do século XXI.

Educar é…

Diante de um contexto marcado pelo constante avanço tecnológico e pelas consequências educacionais evidenciadas pela pandemia, reforçar o papel transformador da educação é a chave para encontrar soluções coletivas e conectadas com os desafios do mundo. Mas, afinal, o que é educar?

Ao longo do mês de abril, a Fundação Telefônica Vivo ouviu educadores, estudantes, gestores e familiares para responder a essa pergunta a partir das considerações daqueles que vivenciam essa transformação na prática. A reflexão vem em tempo: no dia 28 de abril, comemoramos o Dia da Educação.

Tendo em mente os desafios e a potencialidade dos jovens do século XXI, bem como o futuro da educação pós-pandemia, todas as respostas apontaram para a necessidade de incluir, aproximar, acreditar e realizar.

Fortalecendo os laços com a comunidade escolar 

Se o objetivo é educar para transformar, e alcançá-lo requer um projeto colaborativo, o primeiro passo é integrar a comunidade nas atividades realizadas pela escola. Em um país de múltiplas realidades, onde a desigualdade de acesso e oportunidade ainda é presente, esta nem sempre é uma tarefa fácil.

Com o intuito de estimular pequenas transformações diárias, a Fundação Telefônica Vivo buscou nas trajetórias dos entrevistados ações simples que guardam um grande poder articulador. Retomando Paulo Freire, uma educação de qualidade se fortalece a medida que os laços entre as pessoas que lá circulam se estreitam. “É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo”, destaca o educador no poema “Escola”.

Educar é incluir. É aproximar. É acreditar. É realizar. É transformar!

O compromisso com a educação é de todos nós. Em um momento em que a pandemia nos desafia diariamente, esse compromisso se torna ainda maior.

Para chegar mais perto, usamos a tecnologia como meio para transformar a educação e esse é um papel de estudantes, professores, gestores, famílias e sociedade.

No dia 28 de abril comemoramos o Dia da Educação, e ao longo de todo esse mês, homenageamos esses atores da comunidade escolar.

Acompanhem nossas ações por meio da hashtag #EducandoParaTransformar


Outras Notícias

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil