Notícias

02.04.2013
Tempo de leitura: 3 minutos

#EIEBrasil: Primeiro dia trouxe questionamentos e ideias para melhorias no ensino

O Brasil sediou o primeiro dia do Encontro Internacional de Educação (EIEBrasil), que tem como tema Como liderar as mudanças nos centros educativos.

#EIEBrasil: Primeiro dia trouxe questionamentos e ideias para melhorias no ensino

 

Após dois meses de debates virtuais, o Brasil sediou nesta terça-feira o primeiro dia do Encontro Internacional de Educação no Rio de Janeiro, que tem como tema Como liderar as mudanças nos centros educativos.
Conduzido por especialistas nacionais e internacionais, que trocaram experiências e questionaram como deve ser o aprendizado no século XXI, o encontro apontou iniciativas inovadoras aplicadas na educação com o uso de tecnologias.
Debates de hoje
A presidente da Fundação Telefônica Vivo, Françoise Trapenard, abriu o evento falando sobre o posicionamento da Fundação, assuntos discutidos em outros países e sobre o tema da edição 2012/2013. Em seguida, foi a vez dos palestrantes entrarem em cena.
Saiba o que cada um disse
– Monica Franco, do Ministério da Educação, apontou que o MEC disponibiliza, aos gestores municipais de todo o país, tecnologias que podem proporcionar melhorias educacionais. “Conseguimos, por meio delas, fazer o diagnóstico local e apontar caminhos. É uma forma de fortalecer o trabalho dos gestores”, explicou. “Nosso maior desafio é modernizar a prática do professor diante da tecnologia”.
– Cláudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, falou sobre os exemplos de liderança nos centros educativos de sua cidade. Ela alegou que ter um laboratório de informática na escola por si só não muda nada. “É preciso fazer bom uso da tecnologia”, assinalou, citando como exemplos a Educopédia, o GENTE e outros projetos.
– David Albury, consultor organizacional e coordenador do Programa Global de Líderes da Educação, explicou porque a mudança na educação é necessária. Para ele, a escola parece estar fechada para este século. “A educação do século XXI é pessoal, integrada, conectada, cocriada, colaborativa e empodera”, afirmou. “Lecionar é uma profissão honrosa, mas o nosso novo papel é facilitar o aprendizado, o que demanda uma mudança cultural.”
– Fernando Almeida, mestre e Doutor em Filosofia da Educação, falou sobre a avaliação para a aprendizagem. Segundo Almeida, “O professor não facilita a vida do aluno. Ele complica. Ele desafia o aluno à aprendizagem”.
Nova publicação para download
Além das palestras, a coordenadora de planejamento e avaliação do EducaRede, Mila Gonçalves, lançou o ebook Educação no Século XXI – Novos Modos de Ensinar e Aprender, que pode ser baixado aqui: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/conteudos/publicacoes
O encontro nas redes sociais
Durante o evento de hoje, o pico de postagem no twitter foi às 13h25. Dezoito postagens por minuto usaram a tag #EIEBRASIL. Ao todo foram emitidos 1.477 tweets e 59 publicações no Facebook falavam sobre o evento.
Transmissão online
Você pode acompanhar o segundo dia de evento por meio site http://encuentro.educared.org/page/presencial-tema-6-brasilpt. Inscreva-se e participe!


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis