Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

12.04.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Em Pernambuco, alunos criam vaso que avisa quando regar planta

Iniciativa faz parte do projeto semestral da escola rural Manoel Domingos, que fica na cidade de Vitória de Santo Antão

Quatro crianças alunas da escola Manoel Domingues, em Vitória de Santo Antão, trabalham na criação de vaso inteligente

A comunidade de famílias de agricultores de Sítio do Oiteiro, no município de Vitória de Santo Antão, zona rural de Pernambuco, tem um problema: o abastecimento de água é feito por caminhão-pipa, que vez ou outra não vem. Quando isso acontece, a irrigação das plantações fica comprometida.

Estimulados a refletir sobre essa dificuldade, um grupo de alunos da pré-escola e do ensino fundamental I da Escola Municipal Manoel Domingos criou um vaso inteligente que avisa quando as plantas precisam ser regadas.

A iniciativa foi parte do projeto semestral Horta na Escola. Divididos em pequenos grupos multisseriados, os estudantes escolheram eixos temáticos para desenvolverem atividades de aprendizagem criativa e mão na massa. Os resultados foram apresentados à comunidade no I Expo PITCH, em dezembro.

O grupo responsável pela irrigação foi orientado pela professora Ailza Gomes da Cunha Silva. “Eu os incentivei a pensar em maneiras de captar água e, ao mesmo tempo, economizar, já que há muita escassez aqui”, explica a professora. Ela lembra que os alunos trouxeram soluções baseadas na própria vivência com o plantio de hortaliças.

A escola faz parte do programa Inova Escola. Criado pela Fundação Telefônica Vivo em 2013, o programa une escolas inovadoras de diversas regiões do país para incentivar o uso de tecnologias digitais em seus modelos de ensino e aprendizagem.

Olha a água!

O sistema do vaso que avisa quando regar planta foi desenvolvido com a ajuda do tutor de robótica Everton Tadeu Gonçalves, do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). Com adaptações simples, um vaso comum ganhou sensores de umidade de solo, luzes LED e a placa eletrônica Arduino.

“Em contato com o solo, o sensor envia dados sobre o nível de umidade e o Arduino faz a leitura de acordo com parâmetros de programação previamente estabelecidos”, explica Gonçalves. As luzes verde, amarela e vermelha traduzem a situação da terra, dando um sinal de quando a planta precisa ser regada.

Aprender com sentido

Incentivar iniciativas que unam aprendizagem criativa e ações com impacto para a comunidade é o princípio do Projeto Político Pedagógico (PPP) da EM Manoel Domingos.
Os projetos e as oficinas mão na massa com o uso de tecnologia contribuem para o desenvolvimento de competências diversas, como trabalho em equipe, protagonismo e construção de pensamento crítico.
Segundo Ailza, os alunos aprendem melhor quando participam de projetos multisseriados. “Além de trabalharem a partir de temas que eles mesmos escolhem, os estudantes têm a chance de compartilhar conhecimento uns com os outros”, diz a professora.

Assistir Vídeo

Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais