O GELP (Global Education Leaders’ Partnership) realizou um encontro de troca de experiências relacionadas à educação e focou no exemplo brasileiro nessa área.

O encontro global do GELP sobre inovação educacional destacou as experiências na África do Sul

O GELP (Global Education Leaders’ Partnership) realiza entre os dias 19 e 21 de abril, em Durban, na África do Sul, o Building Future Learning Systems, um encontro mundial de compartilhamento e troca de experiências relacionadas à educação com uma série de laboratórios e workshops sobre o tema e grande espaço dedicado ao exemplo brasileiro nessa área.

Numa parceria entre líderes e consultores, o GELP criou uma comunidade global que colabora com equipes educacionais para desenvolver mudanças rumo à Educação 3.0: novas pedagogias, currículos e métodos de avaliação que permitam a qualquer aluno o desenvolvimento de capacidades.

O programa, portanto, busca acelerar e sustentar as ações de transformação dentro dos sistemas de educação e facilitar a comunicação global entre os líderes locais. No Brasil, essa articulação é liderada pela Fundação Telefônica Vivo, em um grupo que se reúne várias vezes ao ano e já conta com uma série de Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

No evento em Durban, o Brasil será tema de duas oficinas. A primeira delas, intitulada “Como parcerias entre institutos, fundações e governos têm influenciado a macropolítica educacional no Brasil”, está sob responsabilidade da Fundação, Todos pela Educação e Instituto Natura e pretende traçar paralelos entre as ações dessas organizações, além de relacionar a experiência brasileira com a de outros países.

No segundo painel, “Exemplos de ações que têm, comprovadamente, estimulado a transformação educacional no Brasil e seus desafios políticos de implementação”, serão apresentados os laboratórios de Jacareí, em São Paulo, e Viamão, no Rio Grande do Sul, com a participação da Fundação protagonizando o debate que reflete sobre o papel do terceiro setor na educação brasileira e nos programas implementados junto dos governos locais.

O encontro ainda promove outras possibilidades de troca de ideias durante os três dias, inclusive com espaços abertos de discussão para dar visibilidade aos diversos interesses dos participantes.

Se você quer interagir comentário para o Building Future Learning Systems, escrevendo na caixa de comentários do blog e a sua participação será levada à nossa cobertura e atuação no evento.

Encontro global do GELP sobre inovação educacional destaca experiências brasileiras na África do Sul