A Fundação Telefônica Vivo, por meio do programa Promenino, apoia projetos de ONGs que atuam no enfrentamento ao trabalho infantil. Saiba mais sobre a ação.

Pelos direitos da criança e do adolescente

Atualmente, mais de 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalham de forma ilegal no Brasil. Segundo o governo federal, o avanço nos últimos 12 anos foi grande, diminuindo esse número em 58%. Porém, os próprios gestores públicos admitem a dificuldade de erradicação do trabalho infantil no país, cujas metas comprometidas preveem os prazos de até 2015 para o fim das piores formas da prática e 2020 para a eliminação de todos os tipos do trabalho de brasileiros entre 5 e 17 anos.

Desde 2005, a Fundação Telefônica Vivo, por meio do programa Promenino, apoia projetos de ONGs que atuam no enfrentamento ao trabalho infantil – a iniciativa busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes a partir de novas tecnologias, disseminando conteúdos e informações que promovam a mobilização social sobre a causa.

Em 2012, os trabalhos, que eram focados apenas no estado de São Paulo, foram direcionados ao Semiárido brasileiro, onde 1,5 milhão de crianças e adolescentes estão expostas a tal prática. Entre as ações realizadas com cinco organizações parceiras – Aldeias Infantis SOS Brasil (Caicó-RN), ChilFund Brasil (Vale do Jequitinhonha-MG), Plan International Brasil (Codó e Timbiras-MA), Visão Mundial (Inhapi-AL e Recife-PE) e IFAN – Instituto da Infância (Acaraú-CE) – estão projetos de implantação de metodologias inovadoras para o enfrentamento e oferecer direitos a crianças, adolescentes e os respectivos pais.

Durante os 7 anos em território paulista, o Promenino alcançou uma taxa de retiro de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil de 70%. Em dois anos no Semiárido, esse índice já chegou a 37%.

Para saber mais, acesse: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/projetos/promenino/

Erradicação do trabalho infantil: pelos direitos da criança e do adolescente