Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Premiação aconteceu durante a Mostra Final de Aprendizagem, realizada no dia 3 de dezembro na escola Zeferino Lopes, de Viamão (RS).

Imagem mostra diversas crianças na escola Zeferino Lopes

Premiação aconteceu durante a Mostra Final de Aprendizagem, realizada no dia 3 de dezembro na escola Zeferino Lopes, de Viamão (RS).
Foram quatro Mostras de Projetos de Aprendizagem em 2016, contabilizando 86 trabalhos. Em cada uma delas, os alunos da EMEF Zeferino Lopes de Castro tiveram a oportunidade de compartilhar com a comunidade de Viamão (RS) a produção de diversos projetos inovadores, fruto de um trabalho realizado durante todo o ano letivo.
Na Mostra Final de Aprendizagem, ocorrida no dia 3 de dezembro dentro da escola, os dois projetos mais votados em cada rodada, nos segmentos de pais, alunos e professores, foram levados para exposição. Junto com eles, também estavam o trabalho de alunos que, mesmo não sendo selecionados, manifestaram a vontade de aperfeiçoar o projeto realizado e tiveram uma nova chance de apresentação na rodada final.
Veja como foi a exposição:

Diferentemente de 2015, quando um corpo de jurados premiava apenas os melhores projetos, a escola mudou a proposta e decidiu entregar medalha a todos alunos participantes. “Desta vez, resolvemos reconhecer todos os estudantes porque houve uma evolução muito grande durante os projetos. Cada um foi destaque em alguma coisa e eles mereciam ter esse esforço valorizado”, explica a diretora da escola, Rosa Maria Stalivieri.
O envolvimento dos alunos e a apropriação ao falar dos temas estudados tornou-se um dos grandes diferenciais da escola. Crianças e jovens que antes tinham dificuldade no método tradicional de ensino passaram a se comunicar melhor após o início do projeto. Para Rosa, a escola vem cumprindo o seu papel e abre um mundo de oportunidades. “Sinto uma enorme satisfação ver que estamos no caminho certo. É uma proposta de ensino que tem dado resultado, porque eles estão aprendendo muito, mas de um jeito diferente: aprendendo para a vida”, reflete.
O resultado inspirador reflete a mudança no processo de aprendizagem da escola Zeferino Lopes, sonho que se tornou realidade em 2013, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Prefeitura do município de Viamão (RS). Trata-se de uma metodologia diferenciada, antenada com a educação do século XXI, que inclui o uso de pesquisa e tecnologia para auxiliar os alunos na resolução de problemas do cotidiano.
A ideia é que formato seja mantido no próximo ano, quando outras visitas locais ou perguntas norteadoras farão surgir novos temas de interesse dos alunos. Enquanto isso, fica para a escola a sensação de missão cumprida e comemoração por encerrar o ano com chave de ouro.

Escola do campo encerra o ano com trabalhos dos alunos em projetos inovadores
Escola do campo encerra o ano com trabalhos dos alunos em projetos inovadores