Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

03.10.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Escolas de Viamão recebem formadores do Aula Digital

As visitas começaram em agosto e têm como objetivo oferecer atividades e ferramentas para os educadores da rede municipal de ensino

Quatro educadores sentados em volta de uma mesa na escola, assistem a uma projeção de vídeo como parte da formação do Aula Digital nas escolas de Viamão

Há mais de dois meses, o projeto Aula Digital teve início nas escolas de Viamão (RS) com a proposta de fomentar a inovação educativa em toda a rede de ensino municipal. As visitas já começaram e se estenderão ao longo dos próximos meses pelas 56 escolas da rede.

O intuito do projeto  é investir na transformação do processo de aprendizagem através da inovação tecnológica e formação de educadores, envolvendo a escola na reflexão sobre modelos de ensino que dialoguem com a realidade dos alunos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Viamão  e a Fundação Telefônica Vivo e se propõe a impactar, cerca de 560 educadores e mais de 15.400 estudantes. Dentro desse panorama, estão incluídas escolas inseridas nos mais diversos contextos.

Motivação e novos horizontes

A primeira das escolas a receber os encontros formativos foi a EMEF Coracy Prates de Veiga, em agosto. Localizada na zona rural de Viamão, a instituição é gerida pela diretora Simone Geraldo de Souza, que considera os investimentos em infraestrutura e bem-estar dos alunos prioridade máxima.

“Ao mesmo tempo em que esperamos que nossa escola não perca as raízes e continue a valorizar as particularidades da nossa zona rural, queremos que nossos alunos despertem para interagir com o mundo lá fora”, afirma Simone.

Além da evasão, um dos problemas enfrentados pela escola Coracy é a dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos que permitiriam dialogar com as necessidades dos estudantes. Por isso, para a diretora que acompanha a instituição há mais de vinte anos, a experiência com o projeto é a oportunidade de ampliar os horizontes de um aprendizado diferenciado.

“O Aula Digital possibilitou um novo olhar para a escola. As palestras nos incentivaram a implantar esse novo desafio na escola e, através das formações, o projeto propõe atividades que motivarão a efetiva presença dos nossos alunos em sala de aula”.

Experiências Práticas

Educadores de Viamão(RS) participam de formação

Uma das estratégias utilizada pelas dinâmicas formativas foi a aplicação do Canvas, ferramenta comumente utilizada para a elaboração de modelos de negócio. Adaptando o instrumento para propor desafios, a atividade trabalha com os docentes a construção de soluções práticas do dia-a-dia.

A expectativa das instituições com relação ao acompanhamento do Aula Digital é alta, e já começa a apontar caminhos para transformar resultados em prática. Na EMEF Afonso Guerreiro Lima a recepção foi de curiosidade e objetivos compartilhados nesse sentido. Fernanda Bittencourt, coordenadora pedagógica, acrescenta:

“Acredito que o Aula Digital veio para contribuir com o enriquecimento das aulas, pesquisas e autonomia do aluno. Com a ajuda do projeto, espero que os alunos desenvolvam maior capacidade de interagir com o ambiente virtual, permitindo construir conhecimento de diversas formas”.

Para Leandro, educador da instituição desde 2015, a abordagem utilizada pelos encontros foi essencial para que a incorporação das novidades tecnológicas pudesse ser facilmente absorvida pelos docentes.

“O Aula Digital facilita a inserção dos professores no mundo digital. Espero que a forma de transmitir conhecimento para o aluno se aproxime mais da realidade deles, e que assim, possamos ajudá-los a transformar essa informação em conhecimento”, conclui.


Outras Notícias

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações