A escritora e blogueira Beth Kanter conversou com a Fundação Telefônica sobre o impacto da tecnologia da informação no Voluntariado Digital. Confira!

Escritora e blogueira Beth Kanter fala sobre o impacto da tecnologia da informação no voluntariado Digital

Beth Kanter é blogueira e escritora de livros sobre gerenciamento de instituições sem fins lucrativos com auxílio da tecnologia e redes sociais. Eleita pela Fast Company Magazine como uma das mulheres mais influentes em tecnologia, ela também integra as “Vozes de Inovação para a Mídia Social”, pela Business Week.

Há mais de 30 anos, Beth é referência internacional no terceiro setor, escrevendo, desenvolvendo e implementando programas eficazes de capacitação, que ajudam as organizações a integrarem mídias sociais, construção de redes e marketing de relacionamento e melhores práticas. Sua especialidade é a facilitação online e offline de aprendizagem entre pares.

Atualmente, ela trabalha como designer instrucional para o projeto E-MEDIAT e é curadora da “We Are Media: Nonprofit Media Social Starter Kit” – uma comunidade online de pessoas interessadas em aprender e ensinar estratégias e ferramentas de mídias sociais, beneficiando ONGs espalhando suas histórias.

Em uma conversa com a Fundação Telefônica, Beth ressaltou a importância de consultar sites que reúnam voluntários digitais – é um dos meios mais eficazes de encontrar pessoas que têm interesse em ajudar. Ela também destacou a importância de se manter conectado através de diferentes plataformas sociais, como o Facebook ou o Twitter, a fim de entrar em contato com as pessoas que estão interagindo e comentando nas páginas, convidando-as para trabalhar.

Uma estratégia bem sucedida na opinião dela é a prática de convidar “campeões” ou “embaixadores”, pessoas que são conectadas às ONGs e que as seguem nas mídias sociais. Dar a eles esses títulos é uma forma de encorajá-los a entrar em contato com pessoas de seus meios profissionais e sociais, de forma de que as ONGs expandam os seus contatos.

Ela ainda ressalta que as possibilidades oferecidas pela internet são infinitas e vêm em diversas formas: arrecadação de recursos em casos de desastres, a rápida troca de informações – que beneficiam tanto os prestadores de socorro quanto à mídia, e a coletagem de informações através de aplicativos de uso pessoal – como os de saúde e fitness, que ajudam pesquisadores da área com dados dos usuários.

“Bases de dados são menos empolgantes que as mídias sociais, mas são elas que ajudam as organizações a encontrar voluntários, e que ajudam no acompanhamento e comunicação. São essenciais.”

No dia 2 de dezembro, Beth Kanter estará presente no evento de lançamento do livro Voluntariado Digital: Oportunidades da tecnologia para a transformação social, que acontecerá na sede da Telefônica.

Saiba mais e inscreva-se para o evento.