Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

A experiência do Grupo de Estudos “Educar na Cultura Digital” será apresentada durante o II Fórum da Cultura Digital 2010. Saiba mais!

Experiência de Grupo de Estudos online será apresentada no Fórum da Cultura Digital 2010

A experiência do Grupo de Estudos “Educar na Cultura Digital”, lançado pelas Fundações Telefônica e Santillana em agosto, será apresentada durante o II Fórum da Cultura Digital 2010, que acontece entre 15 e 17 de novembro, na Cinemateca, em São Paulo. O Grupo, que conta com o apoio da OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, tem por objetivo valorizar a troca e a colaboração entre os participantes e disponibilizar referências bibliográficas sobre os desafios que as inovações tecnológicas trazem para a aprendizagem na escola.

A apresentação da iniciativa ocorrerá no dia 15, segunda-feira, entre 9h e 10h, na sala Petrobrás, como parte do painel “Experiências de educação e cultura digital”. A mediadora pedagógica do Grupo, Mila Gonçalves, abordará o caráter inovador do formato do “Grupo de Estudos online”, que é diferente de curso e de comunidade virtual, além de possuir forte presença nas redes sociais. Ela detalhará também a dinâmica, que é composta por teoria, reflexão, prática, socialização de experiências e debate, além de mostrar as razões que levam educadores a cada vez mais buscar esse tipo de capacitação.

No mesmo painel serão apresentadas outras experiências, como o Laboratório Web de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o projeto SELIGA; o Polo de Cultura Digital e o Projeto Folhas e o Livro Didático.

No dia 16, às 18h30, o Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital volta a ser pauta no Fórum, em painel organizado no Espaço das Redes, sobre Educação e Cultura Digital. Participantes do Grupo de Estudos aproveitarão a ocasião para promover seu primeiro encontro presencial. A entrada no Fórum é livre e não é necessária inscrição prévia.

Novos códigos

O Grupo de Estudos se propõe a colaborar para a absorção de novos códigos e linguagens da era digital, visando tanto ao desenvolvimento intelectual e cultural do participante, como também ao exercício responsável e ético dessas novas práticas.

Para a viabilização da iniciativa, foi projetado um espaço online, com ambiente interativo, na plataforma tecnológica de ensino à distância do Programa EducaRede, da Fundação Telefônica. O programa promove a educação, sobretudo com a aplicação das tecnologias voltadas para a comunicação e a informação. Além disso, os participantes têm a sua disposição materiais didáticos e de apoio, com indicação de fontes de pesquisa, além de recursos como bate-papos e palestras com especialistas, transmitidos via streamer pela TV WEB da Fundação Santillana.

O conteúdo está dividido em cinco módulos de estudo, em torno dos seguintes temas: Mundo Digital; Geração Interativa (ou Geração Y); Aprendizagem na Cultura Digital; Ensino e Inovação Pedagógica; e Avaliação do uso das TIC. Cada módulo tem um roteiro sugerido de quatro horas, mas o acompanhamento é livre e não seqüencial, por meio do endereço www. educarnaculturadigital.org.br.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos ligados aos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Sobre a Fundação Santillana
A Fundação Santillana é uma entidade destinada ao fomento da educação, mantida pelo Grupo Santillana. Realiza diversas ações no país, como o Congresso Internacional de Educação, o Prêmio Vivaleitura, e o projeto “Escolas de Valor”.
Sobre a OEI
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI – é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Acesse o site oficial.

Experiência de Grupo de Estudos online será apresentada no Fórum da Cultura Digital 2010
Experiência de Grupo de Estudos online será apresentada no Fórum da Cultura Digital 2010