Feira de Adoção voluntária trouxe 25 animais, entre gatos e cachorros, para adoção. A ação voluntária marcou o início das atividades do Dia dos Voluntários 2015.

Quem entrou no prédio do Grupo Telefônica neste dia 7 de outubro foi recebido por latidos, miados e lambidas. Cachorros enfeitados com lencinhos azulados abanavam seus rabos e ofereciam carinho a quem neles passasse a mão, enquanto os langorosos gatos piscavam para as tantas fotos de celulares que faziam deles. Voluntários e pessoas interessadas em adotar se movimentavam entre os cercados, acariciando os bichinhos, andando com eles e postando nas redes sociais.

Os 25 animais que estavam para adoção foram trazidos pela ONG Filhos da Rua, de Franco da Rocha. Sobrevivendo de doações esporádicas e da boa vontade de voluntários, a ONG enfrenta um processo de despejo, o que torna vital que os cachorros e gatos ganhem logo um lar. Luciana Aparecida Lopes, uma das voluntárias, nos falou sobre como a Fundação tem sido fundamental nesse processo: “Ano passado também estivemos aqui e ficamos muito contentes. O nosso município tem muitos animais na rua, mas em uma feira como essa, na capital, podemos alcançar pessoas que tem mais consciência e querem ajudar”.

Enquanto entrevistávamos a Luciana, ouvimos palmas e gritos de comemoração. Acontecia a primeira adoção do dia: uma gatinha preta e tímida se enroscava nos braços de Priscila Pereira, que trabalha no Grupo há treze anos. Muito orgulhosa, ela contou que já veio para a feira com um objetivo claro: adotar um felino. “Antes dos cercados serem montados eu já estava aqui, esperando. Na hora em que vi a gatinha, soube que ela era a escolhida. Estava quietinha e assustada, mas seus olhos diziam para eu levá-la. E foi o que eu fiz”.

Outra família que ganhou um novo membro foi a da funcionária Cibele Camargo. Ela adotou o simpático cão Billy, muito popular entre os visitantes por seu jeito carinhoso e calmo. Ela elogiou bastante a organização do evento. “Disponibilizar essa feira para que possamos conhecer e interagir com os animais, adotá-los, e ainda depois alguém levá-lo até a nossa casa, torna as coisas muito mais fáceis”, relatou, com Billy apoiado em seu joelho e quase dormindo.

E quem já adotou ano passado também concorda que a facilidade e a pouca burocracia são grandes incentivos para adotar um peludo. Lais Helena mostrava orgulhosa as fotos do gato Snow, adotado no mesmo evento em 2014, e que trouxe grande alegria para ela, sua esposa e seus outros três gatos. Ainda que tenha afirmado que não adotaria mais, nós a encontramos já com outra felina. Ela disse rindo que estava perguntando para o pessoal da organização se havia fila para adotá-la.

Pessoas com camisetas brancas se alternavam em trocar potes de água e comida e levar os animais para passear. Os voluntários do Grupo Telefônica trabalhavam muito para informar os possíveis adotantes e também para acalmar os bichanos. Giuliano Martins de Araújo, que participa desde o primeiro Dia dos Voluntários, acredita que um programa inovador como esse deveria estar no DNA de todas as empresas: “Somos muitos e se cada um poder ajudar um pouco que seja, já fazemos uma grande mudança”.

Já outra funcionária, Roberta Rodrigues, estava participando pela primeira vez do Dia dos Voluntários e disse que a experiência não podia ser melhor. “Assim que eu soube que tinha como ajudar animais, me inscrevi. O que acho mais interessante é que fazemos isso num dia de trabalho, coisa que normalmente não acontece em outros programas de voluntariado. Quem está aqui, está de coração”.

A Feira dos Animais é um abre emotivo para o Dia dos Voluntários 2015 e define o tom de solidariedade, cidadania e compromisso com o voluntariado que permeia todas as ações que se seguirão a esta data. Ao fim do dia, 12 animais haviam sido adotados, sendo seis cachorros e seis gatos. No dia 9, todo o Grupo Telefônica estará mobilizado nas diversas ações que acontecem nas 47 ONGS espalhadas pelo Brasil.

Feira de Adoção no prédio do Grupo Telefônica