É consenso entre especialistas: uma escola bem gerida não só promove um ambiente favorável ao ensino e à aprendizagem, mas também otimiza recursos, aprimora processos internos e fortalece a imagem da instituição. “Muitos estudos e evidências científicas mostram que a qualidade da gestão é um dos fatores intraescolares que mais impactam a aprendizagem dos estudantes”, afirma Manoela Miranda, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.
Segundo Manoela, uma gestão escolar mais digital, ágil e com o intenso uso de dados pode contribuir com diagnósticos e soluções mais precisas em diferentes processos, como acompanhar a frequência dos estudantes e orientar reforços pedagógicos para turmas e alunos com dificuldades.
Essa visão é reforçada por Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, em seu artigo “Tecnologia como ferramenta para potencializar processos na gestão escolar“, publicado no portal Terra. Para Lia, “a transição para uma gestão escolar digital não é apenas uma modernização tecnológica, mas uma resposta necessária aos desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições educacionais”.
Ferramentas digitais a serviço da gestão escolar
Para apoiar essa demanda e aprimorar a gestão escolar, o Ministério da Educação (MEC) lançou em abril de 2025 a plataforma Gestão Presente, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). “A ideia é que seja uma plataforma para modernizar a gestão educacional das redes públicas e apoiar secretarias de educação e escolas em todo o Brasil”, explica Manoela Miranda.
A adesão à plataforma é voluntária para todas as redes públicas municipais e estaduais do país. Voltada aos gestores escolares, ela oferece acesso a informações precisas que facilitam o planejamento e a execução de políticas educacionais.
Uma das principais vantagens da plataforma, segundo Manoela, do MEC é a capacidade de “coletar, unificar e gerenciar dados de redes de todo o Brasil nos níveis federal, estadual, distrital e municipal”. Além disso, permite o acompanhamento do histórico e da trajetória dos estudantes, promovendo uma gestão mais integrada e eficiente.
Módulos e vantagens da plataforma
A plataforma Gestão Presente é composta por dois módulos:
- Sistema de Gestão Presente: concentra os dados da Educação Básica brasileira e recebe mensalmente informações de milhões de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
- Gestão Presente na Escola: é voltado para as redes municipais e estaduais, inclui funcionalidades como matrículas; controle de presença e diário de classe. Seu objetivo é contribuir diretamente para a organização e eficiência das rotinas escolares.
Caminho para a equidade
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a gestão educacional enfrenta desafios significativos, especialmente nas redes públicas. “Muitas dessas redes já possuem sistemas próprios, alguns integrados, mas outros ainda desconectados em relação ao acompanhamento de notas e frequência”, explica Manoela.
Nesse contexto, uma gestão digital aliada ao uso estratégico de dados, permite diagnósticos precisos e soluções eficazes para os desafios cotidianos das escolas. Além disso, contribui para a promoção da equidade na Educação Básica. “Temos redes muito heterogêneas no Brasil, muitas delas não têm capacidade técnica e nem verba para desenvolver ou pagar por um sistema de gestão escolar”, conclui.
Benefícios da gestão escolar digital
Melhora o ambiente de aprendizagem: Cria um ambiente favorável ao desenvolvimento integral dos alunos, atendendo às suas necessidades pedagógicas e socioemocionais.
Facilita a organização e eficiência: Mantém a rotina escolar estruturada e eficiente, otimizando o uso dos recursos e reduzindo desperdícios.
Amplia a parceria entre família, escola e comunidade: Promove a colaboração entre todos os envolvidos e fortalece a comunidade escolar.
Disponibiliza o acesso de dados, informações organizadas e compartilhadas: Contribuem para o desenvolvimento e implementação de projetos pedagógicos eficazes.
Desenvolve lideranças: Fortalece a liderança da equipe gestora e dos professores, capacitando-os a tomar decisões e a implementar estratégias para a melhoria da qualidade do ensino.
Monitora e avalia de forma personalizada: Possibilita o acompanhamento dos resultados e do desempenho, permitindo a identificação de áreas que precisam ser aprimoradas.
Inclui e promove a democracia: Proporciona a participação de toda a comunidade na tomada de decisões, garantindo a transparência da administração e que a instituição de ensino seja um espaço de inclusão e de respeito à diversidade.
Fonte: Todos Pela Educação