Professores recebem certificado digital das oficinas do projeto Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação ProFuturo.

Posam para foto os participantes da oficinas sobre inovação educativa que fazem parte da etapa inicial de formação do Projeto Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação ProFuturo.

Professores recebem certificado digital das oficinas do projeto Aula Digital, que deverá beneficiar mais de 18 mil estudantes de escolas públicas da região

Entre agosto e novembro, mais de 1.600 educadores que atuam nas redes estadual e municipal de Sergipe participaram das oficinas de Gestão Inovadora, Espaços Diferenciados e Papel do Professor, e acabam de receber os certificados de conclusão. Os temas das oficinas, voltados à inovação educativa, fazem parte da etapa inicial de formação do Projeto Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação ProFuturo.

Focado na formação de educadores e no uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o projeto tem como objetivo fomentar práticas inovadoras junto a atores locais, em regiões vulneráveis do Brasil e também em outros países.

Realizado por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Sergipe, em Regime de Colaboração com 25 municípios do Estado, o Aula Digital conta com apoio técnico do Instituto Paramitas – parceiro técnico responsável pelas formações e o acompanhamento nas 321 escolas participantes.

“Me apaixonei pelo projeto porque acredito em um aprendizado leve, lúdico e inovador como o Aula Digital. A criança da escola pública merece uma educação mais responsável, comprometida e construída para ela”, afirma Cristina Souza, gestora da EMEF Alencar Cardoso, localizada em Aracaju.

Oficinas

Com oito horas de duração, as oficinas presenciais reuniram professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares com o intuito de refletir sobre a escola do século XXI e as possibilidades de inovação no contexto escolar.

Ao todo, foram 115 turmas e 25 polos de formação dos módulos Gestão Inovadora Espaços Diferenciados e Papel do Professor, temáticas que trouxeram aos educadores uma oportunidade de repensar e experimentar novos modos de atuar em sala de aula, fazendo das tecnologias digitais uma ferramenta facilitadora nesse processo.

A professora Gabriele Moura, da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no Povoado Mata do Cipó, município de Siriri, participou da formação e mostrou-se animada com a relevância dos temas apresentados.

“Os formadores deram um show ao explicar como que podemos agregar valor e novas metodologias para tornar nossas aulas mais atrativas. Basta sermos comprometidos coma educação”, ressalta.

Além da formação de professores, o Projeto Aula Digital contempla a oferta de conteúdos pedagógicos digitais para estudantes e professores do Ensino Fundamental I, o acompanhamento nas escolas e a entrega de maletas portáteis com laptop e tablets para uso em atividades escolares.

Formação de educadores em Sergipe propõe reflexão