Buscando a formação online para professores de escolas rurais, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a ATN, abriu mais uma rodada de cursos! Confira.

O curso online é voltado para professores de Escolas Rurais

Continuando seu projeto de formação online para professores de escolas rurais, a Fundação Telefônica Vivo em parceria com a ATN abre mais uma rodada de cursos, dessa vez utilizando o as eleições para discutir a formação da cidadania e utilizar a realidade do país para enriquecer a educação no campo.

Cada curso tem 50 vagas, confira a seguir os temas!

Estratégias para incentivar os primeiros passos de futuros eleitores

A oficina tem como meta abordar o tema eleições dentro do contexto escolar. Nela, serão compartilhadas estratégias que incentivem o início da construção de um conhecimento que poderá tornar-se um hábito. A ideia é favorecer o processo de formação de novos eleitores. O foco destas estratégias estará na linguagem, por meio da pesquisa e da produção textual.

Direito e Justiça: transformar começa pela sala de aula

Na teoria, o principal objetivo do direito é manter a ordem e a paz social; já a justiça é a procura do bem nas relações sociais. São conceitos complexos, mas de importância inegável para a construção da cidadania. Por isso, trabalhá-los com os alunos é fundamental. O período eleitoral proporciona muitos elementos para ações pedagógicas concretas e contextualizadas à realidade do nosso país. O objetivo da oficina é justamente experimentar algumas dessas ações, para que professores e estudantes unam esforços na construção de um mundo mais justo e solidário.

Como “vender o seu peixe”? Política, comunicação e construção do discurso em sala de aula

O que nossas próprias escolhas podem nos ensinar sobre o funcionamento da comunicação? Como o conteúdo das campanhas eleitorais e a maneira com que os candidatos apresentam seus projetos de governo influenciam nossas decisões? A oficina, a partir do tema Eleições, convida os participantes a explorarem estratégias de comunicação e construção do discurso através de textos e imagens, vinculadas à pesquisa da realidade social e multicultural do País.

A Matemática até as urnas: entendendo os bastidores das pesquisas eleitorais

Como é feita uma pesquisa de intenção de votos? O que é margem de erro? E nível de confiança? Como ler e produzir gráficos? A oficina busca experimentar conceitos e elementos matemáticos que se destacam no período eleitoral, mas oferecem subsídios para aprendizagens diversas e a solução de problemas do dia-a-dia. Porcentagem, probabilidade, construção de gráficos e apresentação de dados serão alguns dos elementos explorados, com foco na adaptação para o ensino fundamental.

Acessibilidade nas eleições: como podemos contribuir?

O prédio da sua escola está preparado para receber pessoas com deficiência? A acessibilidade à urna eletrônica garante uma eleição inclusiva? Que outros aspectos devem ser considerados ao pensarmos nas eleições como um processo efetivamente cidadão? A oficina abordará recursos e alternativas para explorar com os alunos questões relacionadas à acessibilidade tecnológica e arquitetônica, aproveitando, além do mote das eleições, o contexto real onde habitualmente acontece o pleito – as instalações das escolas públicas.

O período de inscrição vai de 20 a 31 de agosto, o foco são professores de escolas rurais de todos os estados do Brasil, e as aulas se darão entre 01 e 21 de setembro. Para se inscrever você deve acessar o site do Programa Escolas Rurais Conectadas, um projeto da Fundação Telefônica Vivo que é referência em educação na zona rural.

Formação Online para professores de Escolas Rurais