Iniciativa busca levar educação e tecnologia para áreas de alta vulnerabilidade social do Brasil

Seis crianças apresentam cartaz em forma de mandala

A formação e a participação ativa de professores no processo de inovação educativa são condições essenciais para proporcionar uma mudança no ambiente de ensino-aprendizagem.
Alinhadas a esse propósito, 140 escolas de Manaus começaram a receber a visita dos formadores que atuarão no projeto Aula Digital – iniciativa global da Fundação Telefônica voltada para a formação de educadores e o uso de tecnologia em sala de aula.
A cidade é a primeira do país a receber o projeto, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. O Aula Digital teve início abril de 2017, com o compromisso de atender 140 escolas da rede municipal por meio da formação de 700 professores.
As escolas foram selecionadas junto à secretaria com base em critérios como diversidade regional, notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), número de matrículas e localização.

As visitas
O trabalho de acompanhamento nas escolas faz parte de um dos pilares da iniciativa e é realizado pela Fundação Vitória Amazônica (parceira executora local) desde o mês de abril. O intuito é dar continuidade à formação e aproximar-se do corpo docente e dos alunos, entendendo o potencial de cada escola para transformar a sua realidade.
A equipe também focará na construção de oficinas que coloquem em prática soluções inovadoras e ajudem os educadores a repensar novas maneiras de estar em sala de aula.
Para a gerente de tecnologia educacional da SEMED, Aldemira de Araújo, o projeto contribui para uma reflexão sobre o papel do professor e suas práticas. “Ao participar das formações, ele percebe que inovar vai além de tecnologia, e se sente mais motivado em estar em sala de aula”, acredita.
Nos meses de maio e junho foram formados 651 educadores – professores, pedagogos, gestores das escolas, além de corpo técnico da Secretaria – nos temas de “Papel do Professor”, “Gestão Inovadora” e “Espaços Diferenciados”.

“Estou muito surpresa com as propostas inovadoras trazidas pelo projeto e tenho grandes expectativas de levar todo aprendizado para os alunos. O mais importante é que haja um retorno satisfatório que faça a diferença não apenas dentro da escola, mas na vida deles. Essa é a nossa recompensa”, afirma a pedagoga da Escola Moacir Elias de Araújo, Eliane Almeida da Costa.
Além da formação dos professores e acompanhamento nas escolas, fazem parte do Aula Digital a oferta de conteúdos pedagógicos digitais para estudantes e professores do Ensino Fundamental I. O quarto e último pilar do projeto se concretizará no início do ano letivo de 2018, com a entrega de maletas portáteis com laptops e tablets para uso em atividades educativas na escola.

Formadores do projeto Aula Digital começam visitas em escolas de Manaus