Recomendações para Formação Docente em Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica

Notícias

29.01.2019
Tempo de leitura: 6 minutos

“Fui premiado por escutar”, diz professor que inovou no ensino de artes

Jacson Matos é professor do Ensino Médio em São Paulo e conquistou o 19° Prêmio Arte na Escola Cidadã (Paec) por engajar os alunos na disciplina.

Na imagem, alunos realizam uma performance em um jardim, inspirados por artistas plásticos brasileiros.

Sexta-feira, aula de artes nas turmas do Ensino Médio da EE Prof. Fidelino de Figueiredo, em São Paulo. A expectativa é de poucos alunos presentes na escola, porque é o dia da semana em que se costuma registrar mais faltas. No entanto, a surpresa: a escola fica lotada de alunos ansiosos para aprender, vivenciar e experimentar música, pintura e demais performances artísticas.

O professor Jacson Matos foi um dos responsáveis pela transformação no ensino de artes na escola localizada na região central da capital, por meio do Projeto Conteúdos, uma iniciativa inovadora, que propõe reflexões poéticas sobre o aqui e o agora por meio da arte contemporânea. Com ela, o educador foi um dos vencedores do 19° Prêmio Arte na Escola Cidadã (Paec), concedido pelo Instituto Arte na Escola em 2018.

Em sua metodologia de ensino, canetas, quadros, apostilas e cadernos são colocados em segundo plano para que entrem em cena o corpo, argila, tecidos e vários outros materiais. O premiado Projeto Conteúdos sistematiza uma prática construída com a participação dos alunos desde 2015, segundo conta o professor.

“Há quatro anos, a escola foi ameaçada de fechar e os alunos ocuparam o prédio. Eles não deixavam que ninguém entrasse na escola, mas um dia precisei ir lá e vi que tudo estava tomado por produções artísticas. Olhando para isso, entendo que ganhei o prêmio pela minha escuta. Ouvi as expectativas e reivindicações dos alunos e acreditei na importância que o ensino de artes tem para os jovens”, revela o professor Jacson.

O mundo visto sob a arte contemporânea

Foram mais de mil trabalhos inscritos no 19° Prêmio Arte na Escola Cidadã que, em sua maioria, abordavam temas como cultura nordestina, memória, pertencimento, racismo, cultura negra e arte contemporânea.

Os projetos vencedores vão inspirar outros professores do país e marcam a importância do tema como uma forma de conhecimento do mundo.

“O ensino de artes, sua vivência e experimentação mudam de forma imediata a relação do jovem com o mundo, porque a arte é vida, é cultura e está presente no cotidiano dos jovens por meio da música, dos grafites, do teatro…”, considera o professor Jacson Matos.

O Instituto Arte na Escola (IAE) foi criado em 1989, com a premissa de qualificar, incentivar e reconhecer a importância do ensino de artes, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Em 2018, o IAE criou o Movimento Arte na Escola para que seja garantida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a obrigatoriedade do ensino de artes durante o Ensino Médio.

As inspirações para o Projeto Conteúdos, e para todo o ano letivo, foram construídas em diálogo com os alunos desde o primeiro dia de aula. Neste momento, eles conversavam sobre o que foi abordado no ano anterior e quais eram as expectativas para aquele novo período. Foi a partir desse “diagnóstico” da turma que Lygia Clark, Helio Oiticica e Nise da Silveira foram determinados entre os nomes a serem discutidos durante as aulas na EE Prof. Fidelino de Figueiredo.

Para o professor Jacson, a arte contemporânea desperta muito interesse nos alunos porque é uma maneira de entender e viver o presente, levando em consideração as rápidas transformações políticas, econômicas e sociais pelas quais passa a sociedade do século XXI. E, também, por ser uma forma de expressão.

“O que antes era considerado erro, hoje em dia pode ser um acerto. O barulho virou música. A música que era profana – por exemplo, o samba – hoje é um gênero musical respeitado no mundo inteiro. O ensino de artes é uma forma de preparar o aluno para o que ainda não existe e para que ele solucione problemas no futuro. Para isso, é preciso ousadia, coragem para inovar em educação e para colocar o próprio aluno no centro do processo de aprendizagem”, considera Jacson.

Reconhecimento de um trabalho inovador

É a segunda vez que o professor Jacson Matos conquista o Prêmio Arte na Escola Cidadã. Cavalo Noia, um projeto desenvolvido com alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA), foi o vencedor dessa categoria na 10ª edição da premiação.

O objetivo do trabalho era trazer os estudantes de volta à escola por meio de manifestações culturais que dialogassem a origem da maioria dos próprios alunos: as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Para isso, assistiram vídeos, leram livros e conversaram sobre o cavalo-marinho, carnaval de rua e folguedos, por exemplo.

Durante o projeto, também realizaram apresentações de danças e de batuques e confeccionaram objetos típicos dessas manifestações culturais. O alcance do Cavalo Noia foi tão expressivo que seus integrantes foram convidados para encerrar a 28ª Bienal de Artes de São Paulo.

Com a sua segunda premiação, por conta do trabalho desenvolvido com alunos do Ensino Médio, o professor acredita ter sido reconhecido tanto por colegas de profissão, quanto pela sociedade. Isso faz, de forma geral, com que educadores confiem em si mesmos e continuem trilhando um caminho para um ensino cada vez mais qualificado.

“As premiações dão confiança e nos desafiam a fazer algo melhor. Dois momentos me emocionaram muito depois de receber o prêmio: o primeiro foi ver que muitos pais matricularam seus filhos na EE Prof. Fidelino de Figueiredo por causa da disciplina, e o segundo, foi quando o filho da Lygia Clark entrou em contato comigo, dizendo que, se a mãe dele fosse viva, ele tinha certeza que ela adoraria ser minha aluna. Será que tem recompensa maior para um arte-educador?”, declara Jacson.

Além da premiação inspirar outros educadores, escolas públicas da Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo, que tiveram professores premiados no Paec, vão receber equipamentos como computadores, câmeras e livros especializados no ensino de artes para o acervo de suas bibliotecas.


Outras Notícias

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

20/05/2026

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

País já conta com 113 ecossistemas de inovação que conectam universidades e empresas em todas as regiões, gerando faturamento de R$ 15 bilhões e milhares de empregos

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

13/05/2026

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

Plano Nacional de Educação 2026-2036 busca garantir que 100% dos alunos aprendam matemática até o 2º ano, e traz metas inéditas de letramento digital nas escolas públicas

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

06/05/2026

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

Plataforma digital do programa Matemática ProFuturo apoia educadores de redes públicas a acompanhar a aprendizagem e engajar estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

28/04/2026

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

Saiba como a nova diretriz obrigatória transforma o ensino brasileiro e conheça um ecossistema de apoio a gestores e professores, com foco em educação digital

Dia das Meninas nas TICs: A tecnologia também é delas

22/04/2026

Dia das Meninas nas TICs: A tecnologia também é delas

Estudantes e profissionais relatam como a escola e a mentoria ajudam a enfrentar vieses de gênero, fortalecer a confiança e ampliar a presença feminina na tecnologia

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

14/04/2026

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

Confira 10 ferramentas gratuitas e acessíveis que podem transformar a rotina escolar de milhões de estudantes com deficiência matriculados na rede pública