Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

03.11.2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Fundação Telefônica lança estudo que busca retomar nos jovens a vocação para carreiras científico-tecnológicas

A Fundação Telefônica da Espanha desenvolveu um estudo sobre iniciativas que buscam fomentar o talento de jovens para as áreas científico-tecnológicas.

A Fundação Telefônica lançou um estudo que busca retomar nos jovens a vocação para carreiras científico-tecnológicas

Ao longo do ano de 2014, a Fundação Telefônica da Espanha desenvolveu um vasto estudo sobre iniciativas educacionais inovadoras que buscam fomentar o talento de jovens e crianças para as áreas científico-tecnológicas ou STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Fruto da necessidade de que mais pessoas optem por carreiras na área, sobretudo em países com baixo índice de natalidade, a pesquisa busca mapear os projetos que obtiveram sucesso em suas próprias regiões e que podem ser adequados, segundo critérios escolhidos, para a realidade espanhola.

Os parâmetros para a escolha foram:

Terem base no conhecimento

Respeitarem o meio ambiente

Serem socialmente inclusivos

Os pesquisadores utilizaram a definição do Centro de Investigação para a Educação Científica e Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona sobre o que influencia adolescentes na escolha da carreira. Segundo essa determinação, há quatro grandes grupos que podem inspirar mais jovens a optarem pela área de ciência e tecnologia: educativo, psicológico, informativo e social, como mostra o quadro abaixo.

 

 

Por ser uma ação de longo prazo, a Fundação Telefônica, cujo um de seus focos prioritários é a educação, decidiu ser pioneira e lançar além do estudo, uma série de recomendações para que mais alunos optem por cursos da área STEM. Ao lado de cada inciativa, há uma tabela explicativa do impacto da mesma.

Já os projetos originais, que podem render mais estímulos aos estudantes, são comentados no início da publicação sob o subtítulo de Inovações Selecionadas estão o ScienceLab, Apps for Good, o STEMnet e o JUMP Math. Em seguida, as finalistas aparecem e, por fim, outras excelentes iniciativas que podem ser fontes para aplicação em diversos contextos.

Os projetos também foram categorizados de acordo com os agentes envolvidos: escola, universidade, empresas e outros; área de atuação e o tipo de atividade desenvolvida. Para facilitar a pesquisa, ícones visuais orientam a leitura.

Conheça o estudo, as ações e prepare-se para a transformação que a informação e a educação, juntas, podem fazer na nossa realidade!


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos