A Fundação Telefônica da Espanha desenvolveu um estudo sobre iniciativas que buscam fomentar o talento de jovens para as áreas científico-tecnológicas.

A Fundação Telefônica lançou um estudo que busca retomar nos jovens a vocação para carreiras científico-tecnológicas

Ao longo do ano de 2014, a Fundação Telefônica da Espanha desenvolveu um vasto estudo sobre iniciativas educacionais inovadoras que buscam fomentar o talento de jovens e crianças para as áreas científico-tecnológicas ou STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Fruto da necessidade de que mais pessoas optem por carreiras na área, sobretudo em países com baixo índice de natalidade, a pesquisa busca mapear os projetos que obtiveram sucesso em suas próprias regiões e que podem ser adequados, segundo critérios escolhidos, para a realidade espanhola.

Os parâmetros para a escolha foram:

Terem base no conhecimento

Respeitarem o meio ambiente

Serem socialmente inclusivos

Os pesquisadores utilizaram a definição do Centro de Investigação para a Educação Científica e Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona sobre o que influencia adolescentes na escolha da carreira. Segundo essa determinação, há quatro grandes grupos que podem inspirar mais jovens a optarem pela área de ciência e tecnologia: educativo, psicológico, informativo e social, como mostra o quadro abaixo.

Por ser uma ação de longo prazo, a Fundação Telefônica, cujo um de seus focos prioritários é a educação, decidiu ser pioneira e lançar além do estudo, uma série de recomendações para que mais alunos optem por cursos da área STEM. Ao lado de cada inciativa, há uma tabela explicativa do impacto da mesma.

Já os projetos originais, que podem render mais estímulos aos estudantes, são comentados no início da publicação sob o subtítulo de Inovações Selecionadas estão o ScienceLab, Apps for Good, o STEMnet e o JUMP Math. Em seguida, as finalistas aparecem e, por fim, outras excelentes iniciativas que podem ser fontes para aplicação em diversos contextos.

Os projetos também foram categorizados de acordo com os agentes envolvidos: escola, universidade, empresas e outros; área de atuação e o tipo de atividade desenvolvida. Para facilitar a pesquisa, ícones visuais orientam a leitura.

Conheça o estudo, as ações e prepare-se para a transformação que a informação e a educação, juntas, podem fazer na nossa realidade!

Fundação Telefônica lança estudo que busca retomar nos jovens a vocação para carreiras científico-tecnológicas