Criada em 1999 com a missão de construir oportunidades e contribuir na construção de um país mais justo, a instituição se fortalece ao apoiar os eixos de Educação, Voluntariado e Empreendedorismo Social

Criada em 1999, a Fundação Telefônica Vivo se fortalece ao apoiar os eixos de educação, voluntariado e empreendedorismo social e promover a inovação educativa.

Em 2019, a Fundação Telefônica Vivo completa 20 anos firme no propósito de construir um país mais justo, utilizando a inovação como guia, e a crença de que grandes transformações na sociedade partem das pessoas. Sustentada pelo potencial humano e apoiada na difusão da cultura digital, na utilização da tecnologia e no compartilhamento de vivências para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, a instituição trabalha com projetos que estimulam o desenvolvimento social e o exercício da cidadania.

“Escolhemos a Inovação Educativa como forma de imaginar um mundo de possibilidades e inspirar novos caminhos para o Brasil a partir da educação, contribuindo para construir um futuro melhor e com mais oportunidades para todos”, resume o diretor-presidente Americo Mattar sobre o papel da instituição.

selo 20 anosPara marcar os 20 anos da Fundação Telefônica Vivo, as nossas publicações contarão com um selo comemorativo que representa nossa missão de construir um país mais justo, movidos por um sentimento voluntário, colaborativo e apaixonado porque o elo entre a cabeça e as mãos tem que ser o coração. Nosso intuito é criar oportunidades de desenvolvimento para crianças, jovens e educadores enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo.

Parte de uma rede formada por outras 16 fundações integrantes do Grupo Telefónica na Europa e na América Latina, a Fundação iniciou sua caminhada no Brasil em 1999 com o desafio de gerar oportunidades entendendo a crescente complexidade do mundo contemporâneo. Dessa forma, desenham-se atualmente três eixos de atuação: Educação, Empreendedorismo Social e Voluntariado, por meio dos quais são orientadas ações para inspirar uma nova geração a ser protagonista e agente de transformação social.

O projeto Promenino é uma das iniciativas que demonstram o poder dessa transformação social. Ativo entre 2003 e 2016, contribuiu para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a erradicação do trabalho infantil. Ao longo de 13 anos foram produzidos conteúdos e informações sobre o tema a fim de mobilizar a sociedade em torno dessas causas, além de um trabalho bem sucedido de articulação e fortalecimento de entidades, organizações e parceiros que atuam contra o trabalho infantil. As ações foram desde formações a educadores em escolas até campanhas junto a importantes órgãos internacionais, como Unicef e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O conhecimento, a inovação e a tecnologia tornam-se aliados na busca por respostas que transformem a sociedade.  O desejo de unir indivíduos, comunidades e instituições para multiplicar experiências e disseminar conhecimento é o que move a Fundação Telefônica Vivo para as próximas décadas.

Conheça a seguir como são desenvolvidos os trabalhos dentro de cada um dos eixos de atuação:

Educação

A Fundação Telefônica Vivo busca inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil por meio da fluência digital, da valorização e formação continuada de educadores e pela criação de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem.

Seja pela abrangência do Aula Digital, que leva formação continuada aliada a meios tecnológicos para mais de 700 escolas em mais de 30 municípios brasileiros. Seja pelo Inova Escola, que fortalece escolas públicas com práticas pedagógicas inovadoras e adoção de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Ou ainda, pela troca de experiência e formação continuada a distância proporcionada pelo Escolas Conectadas.

Empreendedorismo social

O programa Pense Grande difunde a cultura do empreendedorismo. Desde 2013 foram impactados milhares de jovens nas periferias brasileiras com formações e apoio para incubação de suas iniciativas. Disponível digitalmente, a metodologia Pense Grande também auxilia a jornada empreendedora, com passo a passo detalhado, proposta de atividades práticas, apresentação de conceitos, dicas, exercícios e muitos outros conteúdos.

O intuito é promover o Empreendedorismo Social por meio do protagonismo juvenil e a criação de soluções e oportunidades para indivíduos e comunidades.

A fim de ampliar o alcance do programa, em 2018 foram lançados o Pense Grande Podcast, em que jovens empreendedores de diferentes segmentos trocaram experiências e histórias de vida para inspirar quem quer iniciar uma jornada empreendedora, e o Pense Grande.Doc, documentário produzido em parceria com o Canal Futura e dividido em episódios que mostram casos de sucesso de jovens empreendedores.

Voluntariado

O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobiliza a atuação em diferentes causas sociais, engajando colaboradores por meio de atividades voluntárias presenciais ou à distância em todo o país.

O Dia dos Voluntários Telefônica, por exemplo, é um símbolo de interação e engajamento. A última edição mobilizou 6.816 voluntários e beneficiou 75.239 pessoas em todas as regiões do Brasil. Já o Vacaciones Solidárias seleciona colaboradores do Grupo Telefônica no Brasil e no exterior dispostos a doarem 15 dias de suas férias para realizarem ações sociais e educativas ao redor do mundo.

Iniciativa reconhecida mundialmente por meio do Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, da Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE), o Game do Bem permite a participação de familiares e amigos dos colaboradores do Grupo Telefônica em missões socioambientais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Espalhando o conhecimento

O Acervo da Fundação Telefônica Vivo é a nossa forma de compartilhar conhecimento e informações relevantes para toda a sociedade. As publicações digitalizadas englobam vídeos, apresentações em PDF, pesquisas e livros para download na íntegra. Os conteúdos disponíveis abordam ações e práticas inovadoras no campo pedagógico, pesquisas que acompanham as tendências para o futuro da inovação, além de estudos nas áreas de educação e tecnologia.

Alguns dos materiais mais recentes são o Pense Grande.Doc, a pesquisa Juventude Conectada – Edição Especial Empreendedorismo, o projeto Janelas de Inovação e a publicação Viagem à Escola do Século XXI.

E é assim, construindo de forma coletiva que a Fundação Telefônica Vivo espera permanecer em sintonia com a inovação e promover o desenvolvimento social para os próximos 20 anos!

Fundação Telefônica Vivo: 20 anos contribuindo com o desenvolvimento social