Iniciativa aconteceu por meio do Programa Escolas Rurais Conectadas, que leva conexão e transformação social às áreas onde atua
Após fornecer conexão 3G para cem escolas em áreas rurais, beneficiando cerca de 11 mil alunos e mais de 700 professores de sete estados, o projeto “Escolas Rurais Conectadas, liderado pela Fundação Telefônica Vivo, chega a uma nova etapa. Trata-se da entrega do laboratório na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro, em Viamão (RS), o que a tornou em uma instituição rural 100% conectada por fibra óptica.
A cerimônia de lançamento da nova fase do projeto na escola contou com a presença do presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente.
Escolas Rurais Conectadas
Desde 2012, a Fundação Telefônica Vivo busca gerar novos modelos educacionais em áreas rurais, explorando o potencial do uso das tecnologias para a melhoria na qualidade de ensino. Para isso, também apoia educadores e gestores no desenvolvimento de um novo formato de educação, utilizando as TICs (novas tecnologias) como ferramentas.
Para promover essas melhorias em Viamão, o projeto levou em conta o fato de a escola escolhida contemplar alunos em salas multiseriadas e pelo interesse do município em ampliar o projeto e pesquisas na área. Com essa oportunidade, a instituição pode tornar-se uma referência nacional em inovação na educação no meio rural.
Investimentos tecnológicos
Com a chegada do projeto, a escola Zeferino Lopes de Castro recebeu um laboratório de uso intensivo de tecnologias a ser usado durante as aulas. Cada aluno do primeiro ao terceiro ano ganhou um tablet e cada estudante do quarto ao nono ano recebeu um netbook.
Além disso, a instituição foi equipada com kits de robótica, filmadoras e projetores. Os educadores também receberam um notebook e a velocidade da rede é de 54mb, que é a mais rápida do País. Com essa conexão de qualidade, são atendidos ao mesmo tempo cerca de 100 alunos e também colaboradores.
Vale lembrar que a iniciativa busca não só explorar o potencial das tecnologias na área da educação, mas também de transformar e abrir novas oportunidades e perspectivas aos estudantes.  “O que me deixa emocionada é que isso é um sonho, mas um sonho possível. Vai muito além do equipamento: é um novo olhar sobre a educação. E no momento em que a proposta é pensada pela escola, a partir de suas experiências, há todas as possibilidades de dar certo” ressalta a Sra. Maria Clarice de Oliveira, Secretária Municipal de Educação de Viamão.

Fundação Telefônica Vivo entrega a primeira escola rural 100% conectada