Notícias

07.08.2015
Tempo de leitura: 2 minutos

Fundação Telefônica Vivo lança Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo

A publicação Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo faz parte do projeto Escolas Rurais Conectadas e busca impulsionar metodologias para o campo.

Fundação Telefônica Vivo lança Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo

A coleção de seis volumes aborda as peculiaridades do ensino dentro de classes de séries e idades variadas.

Das mais de 70 mil escolas que cobrem o território nacional, 42 mil delas são escolas rurais. Em 74% dessas unidades, as classes são multisseriadas, o que significa que alunos de diferentes idades e séries ocupam o mesmo espaço e interagem com um só professor. Esse ambiente único de aprendizado, sujeito a todas as pluralidades de sua região, merece ser debatido com profundidade no meio pedagógico. E foi pensando nisso que a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), lança em agosto a Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo.

A publicação faz parte do projeto Escolas Rurais Conectadas, iniciativa da Fundação que impulsiona a criação de metodologias próprias para o campo, respeitando as particularidades desses complexos e variados espaços do aprender. Ela auxilia o educador rural – que por si só já é um mediador diferenciado entre idades e vivências distintas – a adotar processos que contemplem a diversidade de seus alunos e os impulsionem a interagir com seu entorno, utilizando também a tecnologia como fortalecimento de relações entre a escola e a comunidade.

Todo o material estará disponível para download no Acervo da Fundação Telefônica Vivo, em Classes Multisseriadas – Coleção Completa. A distribuição gratuita e digital garante que o material alcance o maior número de educadores e alunos, e possam servir como uma apostila estimulante na compreensão e na melhora do ensino nas escolas rurais.


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital