No âmbito da Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores, a organização apoia iniciativas presentes na Semana Global do Empreendedorismo.

E se houvesse um movimento global para inspirar as pessoas a acreditarem em suas ideias e a darem o próximo passo rumo a sua jornada empreendedora? Esta foi a pergunta que deu origem à Semana Global do Empreendedorismo, lançada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown, junto ao então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm.

Após oito anos de uma trajetória de crescimento, 150 países participam do evento e concentram, na terceira semana de novembro, programas e atividades com a temática do empreendedorismo, incluindo palestras, oficinas, competições e outros encontros. No Brasil, considerada a maior rede do mundo, em 2014, foram realizadas 5.811 atividades, impactando quase 2 milhões de pessoas.

Neste ano, a Fundação Telefônica Vivo junta-se ao movimento no âmbito da Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), que apresenta projetos em três pilares: formação para empreendedores, apoio a empreendimentos e fortalecimento dos negócios sociais. O que motiva essa participação, conforme declarou o gerente de projetos sociais Luis Fernando Guggenberger, é o objetivo de consolidar o ambiente de negócios de impacto social no Brasil.

“Acreditamos que o Brasil tem condições de ser uma das maiores nações do mundo neste campo, dada à quantidade de desafios que enfrentamos”, afirma.

Neste contexto, a Fundação apoia algumas iniciativas, como o TEDx, que será realizado no MASP, e o Encontro Nacional “Todos podem Empreender”, na Universidade Anhembi Morumbi, ambos promovidos pela Aliança Empreendedora, organização parceira da Fundação nas formações de jovens e integrante do conselho da Semana Global do Empreendedorismo. Para participar dos encontros, que acontecem em São Paulo, foram selecionados 5 jovens participantes da PDE.

No fim de novembro e início de dezembro, estão agendados também os Pitchs PDE, uma oportunidade para que os jovens participantes da formação em 2015 apresentem seu modelo de negócio para um comitê julgador e, caso sejam selecionados, recebam apoio financeiro para colocá-los em prática. Os territórios abrangidos são Vale do Jequitinhonha (MG), Santarém (PA), Capão Redondo (SP) e Santa Cruz Cabrália (BA).

Outro evento de destaque, que tem como objetivo incentivar a cultura empreendedora entre os jovens, é a Semana do Empreendedorismo da Costa do Descobrimento. A proposta é apresentar as ideias dos jovens que participaram da Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores no formato de feira de inovação, no Centro de Educação e Inovação Tecnológica (CEIT), em Santa Cruz Cabrália, e na Universidade do Sul da Bahia (UFSB).

“Temos incentivado as organizações parceiras do PDE a participar e apresentar o que têm desenvolvido neste campo”, comenta Guggenberger. A articulação de algumas organizações parceiras mereceu reconhecimento especial. É o caso do Projeto Arrastão, que participou do SP TechWeek, evento promovido pela prefeitura de São Paulo, entre 3 e 9 de novembro.

É no impacto desta capacidade pulsante, independentemente do modelo de negócio, que se concentra a atuação da Fundação Telefônica Vivo: “Como uma empresa de conexão, a nossa contribuição é promover novas formas de conectar os diferentes integrantes deste cenário, que ainda está em formação e crescimento”, conclui Guggenberger.

Como participar da Semana Global do Empreendedorismo?

Pessoas e organizações podem participar ativamente da SGE, patrocinando ou doando para o movimento ou realizando e apoiando atividades que disseminem a cultura empreendedora e contemplem o período do movimento (novembro).

Para quem deseja participar das atividades como público, é só acompanhar a programação completa no site. A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público, porém muitas delas têm vagas limitadas e necessita de inscrições prévias. Fique ligado!

Fundação Telefônica Vivo participa do maior movimento de empreendedorismo do mundo