Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

24.07.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Game ensina empreendedorismo para estudantes de ensino médio

De forma lúdica e divertida, a plataforma Eu Empreendo ajuda a exercitar tomada de decisão, liderança criativa e outras competências sociais e profissionais

O empreendedor Alexandre Souza, no centro à frente faz joia com o polegar

Por que esperar ter uma empresa para entender os desafios e as vantagens de empreender? Com a plataforma gameficada Eu Empreendo, alunos do fundamental II e ensino médio se divertem enquanto aprendem conteúdos de empreendedorismo, inovação, marketing e finanças, além de lidar com desafios, tomada de decisão e liderança criativa.

Criada em 2016 por Alexandre Henrique Souza, professor de liderança executiva e inovação do Instituto de Pós Graduação de Goiás (IPOG), a ferramenta de ensino à distância oferece aulas interativas com animações, vídeos, simulador de tomada de decisão e até dinheiro de mentirinha, a Bufunfa.

“O estudante coloca a mão na massa para aprender a gerir uma empresa considerando diversos fatores, como preço do produto, investimento em marketing e estudos de lucro e prejuízo”, explica Souza.

Atualmente a solução já é utilizada por 12 escolas do Mato Grosso do Sul, entre elas todas as unidades do SESI. “Já conseguimos impactar mais de 800 alunos”, comemora Souza. No próximo semestre, escolas do Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte também usarão a plataforma.

Senhores do destino

A maioria dos jovens de 16 a 27 anos desejam abrir o próprio negócio nos próximos dez anos, como apontou um levantamento recente feito pela consultoria Trendsity, que entrevistou dois mil jovens de toda a América Latina. Dos 500 brasileiros entrevistados, 60% manifestaram a vontade de empreender.

Era uma vez na Índia

Natural de Bandeirantes, no Paraná, Souza começou a ter vontade de trabalhar com estudantes de educação básica quando estava bem longe de casa. Em 2012, durante uma temporada trabalhando voluntariamente na Índia, ele se surpreendeu ao conhecer uma escola que apesar da infraestrutura precária – os alunos não tinham sequer carteiras – alfabetizava suas crianças na língua natal, em inglês e programação.

“Foi quando entendi duas coisas: por que grandes companhias de tecnologia, como Google e Microsoft, são dirigidas por indianos e que a escola não precisa de muito para contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo de hoje”, relembra Souza.

Quando voltou ao Brasil, estava decidido a usar sua experiência para desenvolver um negócio que ajudasse as escolas brasileiras a formarem líderes. “Eu não sabia nada de programar, mas de empreender entendia bem. Naquela época eu já havia sido dono de mais de vinte lojas e franquias”

Junto com amigos desenvolveu, em 2012, o Empreendendo, projeto social que ensina alunos de escolas públicas de periferia a empreender. Com aulas presenciais que duram seis meses, os alunos aprendem a criar empresas, desenvolvem o raciocínio lógico e exercitam o poder de liderança. “Ao avançar na formação, os alunos somam pontos que podem ser trocados por notebooks, bolsas em universidades e cursos de inglês”, explica o professor.

Como conta com recursos limitados, o projeto da plataforma para empreendedores ainda é pequeno e centrado nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Desde sua criação já atendeu mais de 300 alunos de seis cidades. E assim, entre os dois projetos, Souza segue levando a ideia de que o empreendedorismo é a saída para uma fonte de renda que envolve amor, propósito e motivação.


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos