Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

23.03.2020
Tempo de leitura: 6 minutos

Gestão inovadora: quatro conselhos de um especialista em criatividade

Baseado em sua experiência à frente de um laboratório de criatividade e cozinha, o chef catalão Ferran Adrià traz dicas valiosas para gestores de escola. Confira!

A imagem mostra várias pessoas desenhando em uma folha branca.

Construir uma gestão inovadora na escola pode ser uma tarefa desafiadora. Muitas vezes, criar ou adaptar um modelo já existente, exige uma transformação completa da cultura escolar, seja para criar condições para uma educação do século XXI, seja para envolver a participação dos mais diversos atores: estudantes, professores, pais e a comunidade. Para o renomado chef de cozinha catalão Ferran Adrià, inovação e criatividade são bons pontos de partida.

Mas o que um chef de cozinha espanhol poderia ensinar para os gestores brasileiros? Para entender a pergunta, é preciso conhecer um pouco mais sobre a história dele.

Criatividade sistematizada

No final dos anos 80, Ferran Adrià, já conhecido em todo mundo por comandar o premiado restaurante El Bulli, em Barcelona, ouviu de outro chef renomado que “a criatividade é não copiar”. A frase o impactou tanto que foi o pontapé para uma mudança revolucionário em sua cozinha.

Ferran passou a questionar os limites de suas receitas. Por que um sorvete não pode ser quente? Quem disse que doce e salgado não combinam? Azeitona pode ser líquida em vez de sólida? Durante os 25 anos seguintes, o chef e sua equipe trabalharam incansavelmente para revolucionar a linguagem da culinária, o que lhes rendeu alguns dos maiores prêmios da alta gastronomia.

Leia também: Como estimular a criatividade em sala de aula?

Em 2011, Adrià fechou as portas do restaurante para inaugurar a El Bulli Foundation, um centro de estudos sobre criatividade baseado na sistematização dos aprendizados à frente das panelas. Ele defende a criatividade como forma de vida, aplicada a qualquer atividade.

“Todos nós podemos ser criativos. Inovação pode ser aprendida. Existem métodos e técnicas que podem nos ajudar a modificar os processos de aprendizagem, a ir além do óbvio, a melhorar, a ser mais eficiente e inovador”, declarou em entrevista à Fundação Telefônica da Espanha.

Considerando a escola como uma das maiores potências para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, Ferran Adrià uniu forças à Fundação Telefônica Espanha para desenvolver o projeto Escolas Criativas, que traz reflexões e passos para educadores desenvolverem seu potencial criativo e construir soluções para transformar a educação.

Os conselhos de Ferran Adrià

Criar condições para estimular o processo criativo de pessoas e equipes, questionar a realidade para encontrar novos caminhos e abusar da generosidade e do bom humor são algumas técnicas usadas por Adrià e sua equipe durante o trabalho com o El Bulli. E quando aliadas ao planejamento e ao compromisso dos educadores, podem fazer a diferença na gestão da escola.

Abaixo você encontra quatro valiosos conselhos de Adrià, que ajudam a pensar sobre como usar a criatividade como motor de uma gestão inovadora e mais significativa.  E a partir do Guia Sapiens de Escola, é possível saber mais sobre criar um plano de transformação na escola de forma organizada, criativa e eficiente.

“É impossível inovar se não há paixão”

Pode parecer óbvio, mas quem não ama o que faz dificilmente irá conseguir empregar criatividade e esforço para construir qualquer coisa. Segundo Adrià, quando há entrega e entusiasmo com aquilo que se faz, a profissão deixa de ser um ofício e torna-se uma paixão.

A educadora Marleide dos Santos Vasconcelos é prova disso. Conciliando as funções de diretora e professora, ela atua em uma sala multisseriada na EM Zulívia Alves Nascimento, localizada no povoado de Palmeirinha, no interior de Sergipe. No turno da noite, ela dedica-se, de forma voluntária, à alfabetização de adultos, o que tornou a escola referência na comunidade.

“A informação dada por um prato é desfrutada por meio dos sentidos”

O chef fala sobre a importância de desenvolver a sensibilidade, de captar e reagir diante dos detalhes, de usar a intuição para aguçar a percepção de como os projetos de desenrolam e, principalmente, de enxergar e valorizar as potencialidades de quem está ao seu redor.

A gestora Lindijan Santos, da Escola Municipal Líbano, localizada em Nossa Senhora das Dores (SE) é um ótimo exemplo de como um olhar atento e sensível pode ser transformador.

Ao notar que a alimentação das crianças não era rica em nutrientes e estava enfraquecendo os estudantes, ela se reuniu com os professores e usou tecnologia para buscar formas de conscientizar os estudantes e transformar a realidade da escola.

“Cria-se em equipe”

A frase curta e simples fala sobre a importância de desenvolver objetivos, sonhos planos em conjunto e unir esforços para alcançá-los. Foi exatamente assim que a EMEF Desembargador Amorim Lima, em São Paulo (SP), se tornou referência de ensino em todo o Brasil há mais de duas décadas.

Ao decidir envolver a comunidade na gestão da escola, por meio do Conselho Deliberativo, os problemas e soluções começaram a ser compartilhados. A dinâmica motivou a criação em conjunto de um novo projeto político pedagógico. Essa história pode ser conferida no documentário Janelas da Inovação, produzido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Canal Futura.

“A criatividade é uma opção, não uma obrigação. Indispensáveis são o trabalho e a dedicação”
Por fim, o chef defende que de nada adianta querer implementar uma série de mudanças sem perseverança, mesmo quando as condições sejam adversas e os objetivos não possam ser cumpridos. Planejamento é outro aspecto considerado essencial para tornar os propósitos alcançáveis, respeitando uma série de passos e empregando diferentes ferramentas e expressões.

Focar em planejamento, como aconselha Ferran Adriá, pode ser uma saída para vencer algumas barreiras da gestão pedagógica. Segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, da  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 49% dos diretores apontam a falta de tempo como o principal desafio da gestão escolar e 38% dos gestores brasileiros relatam que não sobra muito espaço para dar atenção às necessidades diárias dos estudantes em atividade escolar.

Baixe a coleção completa do Escolas Criativas gratuitamente

A coleção Escolas Criativas é composta por seis volumes e traz a visão do chef Ferran Adrià, aliada à vivência de outros educadores, para construir um método que incentiva o uso da criatividade por meio de discussões teóricas e, especialmente, atividades práticas. Os guias são temáticos e podem ser consultados sem uma ordem pré-estabelecida. Acesse agora e saiba mais!


Outras Notícias

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

18/07/2025

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

Ferramentas digitais como plataformas adaptativas e tecnologias assistivas estão revolucionando o aprendizado de alunos com deficiência e promovendo equidade no acesso ao conhecimento

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

15/07/2025

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

MEC lança guia e planos de aula sobre uso da tecnologia em sala de aula para auxiliar os docentes a aplicá-la de forma pedagógica, consciente e alinhada à BNCC