Telefônica doa US$ 1 milhão às vítimas das chuvas nos vários estados atingidos, principalmente o Rio de Janeiro. Anúncio aconteceu na Campus Party.

Telefônica doa para auxiliar vítimas de enchentes

O presidente do Grupo Telefônica, Antonio Carlos Valente, anunciou hoje (17), durante a abertura da Campus Party, em São Paulo, a doação de US$ 1 milhão às vítimas das chuvas nos vários estados atingidos, principalmente o Rio de Janeiro. O montante será repassado a instituição a ser definida nos próximos dias.

Também foi formada parceria entre as empresas TVA, Vivo e Telefônica para ajudar as vítimas das catástrofes provocadas pelas recentes chuvas, por meio do programa Voluntários, da Fundação Telefônica.  Os empregados estão sendo mobilizados por suas respectivas empresas para o desenvolvimento de atividades que incluem doação financeira e de sangue, além de coleta e separação de doações.

Também a população está sendo conclamada a ajudar. Na própria Campus Party, maior evento tecnológico do mundo, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes durante toda esta semana, Vivo e Telefônica montaram um ponto de coleta de alimentos não perecíveis.

As empresas estão destinando equipamentos para aparelhar a Defesa Civil carioca e a Cruz Vermelha. A Vivo, por exemplo, cedeu 30 telefones celulares para a Defesa Civil, enquanto a Fundação Telefônica e a TVA, que doaram uma caminhonete 4×4 à Cruz Vermelha do Rio no ano passado, estão contribuindo com a manutenção do veículo. A instituição só tem conseguido chegar às áreas afetadas com este utilitário.

Voluntários trabalharam hoje na separação das doações à Cruz Vermelha carioca. Já a Vivo disparou mensagens por SMS aos clientes, incentivando-os a doar. As empresas estão divulgando a conta bancária da Cruz Vermelha do Rio e de São Paulo para ajuda financeira por parte da população. Lojas da Vivo também se tornarão postos de coleta, bem como os locais de realização de jogos dos times Vivo Minas, de vôlei, e Vivo Franca, de basquete.

As empresas divulgarão os pontos de doação de sangue no Rio de Janeiro, que poderão receber doadores a partir de amanhã, e apontarão para as várias possibilidades de cooperação por parte da população. Uma das maneiras de estimular a ajuda será através dos sites da Telefônica e da Vivo, do VivoBlog e dos serviços das duas empresas no Twitter, Facebook e Orkut.

Sobre o Voluntários Telefônica
Coordenado pela Fundação Telefônica, o Programa Voluntários Telefônica estimula e permite o envolvimento dos empregados em seis linhas de atuação: campanhas de doação; capacitações; Incentivo Criança; Concurso de Projetos; Solidariedade nas Férias e o Dia dos Voluntários Telefônica. O programa possui cerca de 4.000 empregados cadastrados.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Grupo Telefônica anuncia doação de US$ 1 milhão às vítimas das chuvas