Ainda não está participando da Hora do Código? Junte-se aos milhões de estudantes ao redor do mundo que descobriram que programar é muito mas fácil do que parece.

Quando pensamos no número 100 milhões, o que você imagina? Afinal 100 milhões de qualquer coisa é muita coisa, não é mesmo? Pois é esta a quantidade de projetos que estudantes, como você, criou, ou melhor ‘’codou” na plataforma Code.org.

E isso só foi possível por um movimento que acontece em mais de 180 países e do qual você também pode fazer a parte. A Hora do Código é uma campanha global promovida pela plataforma Code.org, cujo objetivo é mostrar que todo mundo, todo mundo mesmo, pode aprender sobre programação e o universo digital.

A Code.org é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso ao Pensamento Computacional nas escolas. A Code acredita que todos os estudantes tenham a oportunidade de aprender Ciência da Computação, assim como Biologia, Química ou Álgebra.

A campanha, que tem como parceira no Brasil a Fundação Telefônica Vivo, por meio do Programaê!, vai de 22 de outubro a 15 de novembro com o tema “Ciência da Computação para o Bem” (em inglês #CSforGood), que aqui no país é conhecido como #HoradoCodigo.

O lançamento oficial aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro durante a edição 2020 do Movimento Inovaum programa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo que busca valorizar práticas de professores e alunos relacionadas à utilização de novas tecnologias educacionais, além de conectar os integrantes da rede de ensino às soluções tecnológicas e inseri-los ao ecossistema de inovação.

Então, que tal se juntar a diversas pessoas ao redor do mundo e começar a programar? Participe da Hora do Código! Tudo o que você precisa para começar, como materiais e trilhas educativas totalmente gratuitos, você encontra no Programaê!.

Já são sete anos de Hora do Código no Brasil, e por isso o que não falta são momentos marcantes e boas histórias para contar.

Você sabia, por exemplo, que a rapper teen MC Soffia também mergulhou no universo da programação na Hora do Código e se juntou aos apoiadores Shakira e Barack Obama nesta campanha global? É o que ela conta neste papo com a apresentadora Mari Moon durante a Hora do Código 2016:

Neste papo com o canal Nunca Te Pedi Nada, ela fala sobre profissões em que não vemos muitas meninas, como a programação:

A youtuber Julia Jolie, com quase 400 mil inscritos em seu canal, também diz participe da Hora do Código! Aqui ela explica como começou a programar e como o Programaê! pode te ajudar nessa empreitada:

Ou então, se quiser se preparar para a Hora do Código 2020, confira este tutorial temático Star Wars com o professor Isidro, curador de conteúdo do Programaê!, e comece a programar já:

Já em 2019, 12 mil professores se inscreveram e levaram a programação para suas escolas, e mais de 600 alunos participaram de atividades off-line. A experiência contou, com três oficinas presenciais: uma na Escola Estadual Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, em Salvador (BA) e duas no estado de São Paulo: na Escola Estadual Lions Club, na Praia Grande (SP), e na Escola Estadual Agenor de Campos, Monguaguá (SP).

Vamos nessa?

(Não esqueça de ativar a legenda em português)

HORA DO CÓDIGO: INSPIRE-SE NOS MOMENTOS MARCANTES E FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO!