Diversas organizações sociais que participam do Portal Busca Jovem (www.buscajovem.org.br) estão com inscrições abertas neste mês de outubro para os cursos de formação profissional para jovens, seja em cursos profissionalizantes, de qualificação ou de aprendiz.

São diversas oportunidades oferecidas para os jovens que desejam investir em 2010 na sua educação, aprimorar conhecimentos e, assim, terem mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas conforme a orientação de cada entidade.

Confira como participar:
Associação Jaguariunense de Jovens Aprendizes

Curso: Capacitação Profissionalizante – Auxiliar Administrativo
Tempo de duração da formação: duas fases com duração de seis meses cada
Quem pode participar: jovens de 14 a 16 anos, matriculados na rede regular de ensino. Período de inscrição: até o dia 17 de outubro
Como se inscrever: o jovem deverá preencher o formulário de inscrição e o questionário sócio-econômico pelo site www.ajja.org.br ou pessoalmente na entidade (rua Julio Frank, 361 – Jaguariúna – São Paulo). Os materiais deverão ser protocolados na entidade. Para isso, o jovem deverá comparecer na organização, acompanhado de responsável, e apresentar atestado de matrícula escolar, certidão de nascimento, cartão cidadão, comprovante de residência e RG.
Informações: pelo telefone: (19) 3867-3110 ou e-mail: atendimento@ajja.org.br

CPA – Centro de Profissionalização de Adolescentes Pe.Bello
Cursos: Centro para a Juventude; Assistente Administrativo; Suporte Técnico em Informática; Computação Gráfica; Formação de Agentes Sociais; Instalações Elétricas Residenciais; Mecânica Industrial; e Web Designer
Quem pode participar: jovens de 15 a 18 anos
Período de inscrição: até o dia 30 de outubro
Como se inscrever: comparecer pessoalmente na secretaria da entidade (Estrada da Colônia, 110 – Jardim São Gonçalo – São Paulo) e apresentar o RG
Informações: pelo telefone: (11) 27346177

CEPRO – Centro Profissionalizante Rio Branco
Curso: Programa de Aprendizagem Profissional
Tempo de duração da formação: 6 meses (400 horas de capacitação técnica, além das atividades práticas nas empresas, quando contratados como aprendizes)
Quem pode participar: jovens a partir de 14 anos que estão cursando o Ensino Médio no período noturno em escola pública
Período de inscrição: durante os meses de outubro e novembro
Como se inscrever: os interessados devem comparecer na unidade do CEPRO (rodovia Raposo Tavares, 7.200, km 24, Cotia – Granja Viana), em horário comercial, acompanhados pelo responsável. Deverão apresentar os seguintes documentos: cópia da conta de luz; comprovante de rendimentos de todos os que compõem a renda familiar; RG e atestado de escolaridade. Depois de preencher a ficha de inscrição, o candidato participará de uma prova e, posteriormente, será agendada a dinâmica de grupo.
Informações: pelo telefone: (11) 4613-8480

CAMP Oeste
Curso: Formação Básica Sócio Educativa para o Trabalho
Tempo de duração da formação: 5 meses
Quem pode participar: jovens nascidos de abril a setembro de 1994, que estejam estudando na 8ª série do Ensino Fundamental, 1ª ou 2ª série do Ensino Médio, moradores da zona Oeste da cidade de São Paulo
Período de inscrição: de 19 a 23 de outubro e de 23 a 27 de novembro, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30
Como se inscrever: comparecer pessoalmente na entidade (Rua João Pereira, 202 – Lapa – São Paulo) e apresentar cópia do RG e CPF do jovem e dos responsáveis, assim como comprovante de residência; declaração escolar atual e original; cópia do comprovante de renda (hollerith) recente dos responsáveis. Caso o responsável seja autônomo, fazer declaração de próprio punho
Informações: pelo site: www.campoeste.org.br ou telefone: 3832-2284

Projeto Crescer
Cursos: Empreendorismo, Cabeleireiro, Confecção de Artefatos em Couro, Confecção de Uniformes, Pintura Automotiva, Pintor de Obras e Plano de Negócio
Tempo de duração da formação: cerca de sete meses
Quem pode participar: jovens de 17 a 24 anos, moradores de São Bernardo do Campo ou Guaratinguetá e possuir renda per capita familiar de até R$ 300,00
Período de inscrição: até 30 de outubro
Como se inscrever: entrar em contato pelos telefones:
São Bernardo do Campo – (11) 4347-1407 / (11) 4347-1574
Guaratinguetá – (12) 3128-1542

Projeto CECOIA
Curso: Recepção e Atendimento
Tempo de duração da formação: 24 meses
Quem pode participar: jovens de 14 a 17 anos e 11 meses, que estejam cursando pelo menos o 9º ano do Ensino Fundamental em 2010 no período noturno e morem em Campinas
Período de inscrição: até o dia 31 de outubro
Como se inscrever: comparecer pessoalmente na entidade (rua Miguel Abrão Keiralla, 61 -Jardim Conceição – Campinas) e apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço, de escolaridade (declaração escolar e boletim) e de renda familiar.
Informações: pelo site www.cecoia.org.br, pelo e-mail projetoalvo@cecoia.org.br ou pelo telefone: (19) 3258-3892

Associação Cultural Comunitária Pró-Morato
Curso: Projeto Triunfar – qualificação profissional na área de rotinas administrativas e atendimento no comércio
Tempo de formação: cinco meses, em período integral
Quem pode participar: jovens com idade entre 16 a 20 anos e 11 meses, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio e sejam moradores da cidade de Francisco Morato
Período de inscrição: meses de outubro e novembro
Como se inscrever: comparecer pessoalmente na entidade (Rua Progresso, 486 – Francisco Morato) e apresentar documentos pessoais
Informações: pelo telefone (11) 4881-2256 ou e-mail: promorato@promorato

Associação Programa Educar
Curso: Auxiliar Mecânico / Administrativo
Tempo de duração da formação: 6 meses
Quem pode participar: jovens de 16 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio do período noturno de escola pública
Período de inscrição: de 19 a 21 de outubro, das 8h às 11h
Como se inscrever: comparecer pessoalmente na entidade (Rua Catipará, 272 / 276 – São Paulo) e apresentar CPF e comprovante de endereço.
Informações: pelo telefone: (11) 5102 3670 ou e-mail: educar@programaeducar.org.br

IPP – Instituto Profissionalizante Paulista
Curso: Programa de Iniciação para o Trabalho – PIT
Tempo de duração da formação: 192 horas
Quem pode participar: jovens, entre 14 e 22 anos, que estejam cursando o Ensino Médio no período noturno, ou já tenham concluído, e estejam em situação de vulnerabilidade social.
Período de inscrição: durante todo o ano.
Como se inscrever: comparecer pessoalmente na entidade (rua Silvia, 423, Bela Vista – próximo ao metrô Trianon Masp) e apresentar RG original e CPF (do jovem e do responsável) ou pelo site: www.ipp.org.br
Informações: (11) 3876-2029

Sobre o projeto
O Portal Busca Jovem é o resultado de uma construção conjunta de uma rede de patrocinadores integrantes do GAJ – Grupo de Afinidade em Juventude do GIFE, com expertises diversas e uma forte capacidade de articulação. Hoje, o Portal é mantido pelo Instituto Hedging-Griffo, Instituto ibi, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Instituto Votorantim. O Portal tem ainda o apoio das organizações Atletas pela Cidadania.

O Portal conta com mais de 100 cursos cadastrados pelas entidades nas áreas de vendas, atendimento, web design, turismo, telemarketing, gestão, organização de eventos, hotelaria, mecânica, manutenção de computadores, administração, jardinagem, cabeleireiro, barista, manicuro, garçom, cozinheiro, preparação para o primeiro emprego, formação de aprendizes e qualificação de jovens com deficiência, entre outros.

São mais de 11 mil jovens atendidos pelas organizações, instaladas nas cidades de São Paulo, Embu Guaçu, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Osasco, Diadema, Cotia, Guarulhos, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis, Natal, entre outras cidades.

Mais informações: www.buscajovem.org.br

Inscrições abertas para cursos gratuitos oferecidos pelas ONGs participantes do Portal Busca Jovem