Lorrana Scarpioni, uma jovem empreendedora, encabeça a Bliive, empresa que é hoje a maior rede de troca colaborativa do mundo. Conheça sua história!

Uma jovem empreendedora encabeça empresa que é hoje a maior rede de troca colaborativa do mundo

Lorrana Scarpioni tem apenas 24 anos, mas já ocupa a cadeira de CEO e co-fundadora do Bliive,  a maior rede de troca colaborativa de troca de tempo do mundo.

Advogada e graduada em Direito e Relações Públicas, ela também estudou Direitos Humanos e História das Ideias Políticas na Universidade de Lisboa, em Portugal.

A ideia do Bliive nasceu em meados de 2012, fruto de inspiração que veio de dois documentários que falavam de colaboração online e sobre como a internet estava empoderando e democratizando as relações entre as pessoas. Lorrana começou a se questionar sobre o que ela poderia fazer no mundo com todos os recursos que dispunha e foi assim que surgiu a empresa que hoje tem sede também no Reino Unido.

A jovem fala que desde o primeiro momento pensou em trabalhar com ONGs, algo que se diz muito apaixonada. Para impulsionar as transações e premiar o voluntário, criou o TimeMoney, uma moeda oferecida em troca do tempo de trabalho voluntário.

Os usuários que tiverem mais TM’s, sigla usada pelo site, poderão pedir para participar de atividades que sejam mais complexas e que requeiram mais tempo dedicado. Dessa forma, pessoas com diferentes habilidades podem doar seu tempo e receberem a recompensa na mesma moeda.

O modelo foi um sucesso e, hoje, graças à plataforma, as ONGs conseguem encontrar necessidades de demandas que nem elas mesmas sabiam que tinham – como é o caso dos voluntários que ajudam creches mesmo sem saber lidar com crianças, mas oferecendo seus conhecimentos administrativos e de finanças.

A plataforma do Bliive existe em mais de cem países, mas o local que está no topo do número de atividades é o Brasil – algo que, segundo Lorrana, reflete o espírito voluntário e o coração dos brasileiros.

No dia 2 de dezembro, Lorrana Scarpioni estará presente no evento de lançamento do livro Voluntariado Digital: Oportunidades da tecnologia para a transformação social, que acontecerá na sede da Telefônica.

Saiba mais e inscreva-se para o evento.

Jovem empreendedora encabeça rede de troca colaborativa | Fundação Telefônica