Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

14.07.2014
Tempo de leitura: 3 minutos

Jovens de Santa Cruz Cabrália criam aplicativo que pode transformar o meio em que vivem

Um aplicativo desenvolvido por jovens de Santa Cruz Cabrália pode transformar o meio em que vivem. Saiba mais sobre esse produto!

Jovens de Santa Cruz Cabrália criam aplicativo que pode transformar o meio em que vivem

Turistas que visitam Santa Cruz Cabrália terão em breve, à sua disposição, informações sobre a cidade na palma da mão. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pelos jovens atendidos pela Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedorismo (PDE) da cidade, localizada no Estado da Bahia, e que hospedou, durante a Copa do Mundo, a seleção alemã, campeã do mundial.
O produto foi viabilizado graças a uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Centro de Inovação da Telefônica Vivo, para que seus programadores dessem aulas, voluntariamente, para os jovens que participam da PDE em Santa Cruz Cabrália. Foram quatro semanas de formação com encontros à distância pelo Google Hangout e duas formações presenciais para 10 jovens da região.
Deste grupo, cinco jovens trabalharam diretamente no aplicativo, sendo esta a primeira vez em que “programaram de verdade” escrevendo os códigos.
O resultado destas aulas tem nome: Hayô, que significa Sol, em Patiohã, a língua dos Pataxós – tribo indígena da região. Hayô é um aplicativo voltado para o turismo, uma das grandes vocações econômicas de Santa Cruz Cabrália. Com ele, o turista obtém informações gerais sobre a cidade, sua história, pontos turísticos, hospedagem, transporte, restaurantes e serviços de utilidades públicas, que será lançado, oficialmente, durante o Campus Party Recife, que acontece de 23 a 26 de julho.
Segundo David, colaborador do Centro de Inovação, participar do projeto em um lugar que possui diferente cultura e situação econômica foi uma experiência gratificante, principalmente pela oportunidade de poder transformar a realidade de jovens com a aplicação de tecnologias e desenvolvimento de softwares. “Estou muito feliz em ver os meninos trabalhando, criando seus aplicativos e o principal: entendendo a importância de sempre estudar e compartilhar o conhecimento”, afirma.
A PDE é uma metodologia da Fundação Telefônica Vivo que contribui no desenvolvimento de jovens para que criem soluções inovadoras como esta, que podem transformar o local onde vivem, resolvendo problemáticas locais. Assim como o aplicativo colocou Santa Cruz Cabrália não palma das mãos dos turistas, está em suas mãos divulgar esta iniciativa de empreendedorismo para promover o desenvolvimento de jovens na construção de projetos de vida.


Outras Notícias

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação