Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

14.07.2014
Tempo de leitura: 3 minutos

Jovens de Santa Cruz Cabrália criam aplicativo que pode transformar o meio em que vivem

Um aplicativo desenvolvido por jovens de Santa Cruz Cabrália pode transformar o meio em que vivem. Saiba mais sobre esse produto!

Jovens de Santa Cruz Cabrália criam aplicativo que pode transformar o meio em que vivem

Turistas que visitam Santa Cruz Cabrália terão em breve, à sua disposição, informações sobre a cidade na palma da mão. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pelos jovens atendidos pela Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedorismo (PDE) da cidade, localizada no Estado da Bahia, e que hospedou, durante a Copa do Mundo, a seleção alemã, campeã do mundial.
O produto foi viabilizado graças a uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Centro de Inovação da Telefônica Vivo, para que seus programadores dessem aulas, voluntariamente, para os jovens que participam da PDE em Santa Cruz Cabrália. Foram quatro semanas de formação com encontros à distância pelo Google Hangout e duas formações presenciais para 10 jovens da região.
Deste grupo, cinco jovens trabalharam diretamente no aplicativo, sendo esta a primeira vez em que “programaram de verdade” escrevendo os códigos.
O resultado destas aulas tem nome: Hayô, que significa Sol, em Patiohã, a língua dos Pataxós – tribo indígena da região. Hayô é um aplicativo voltado para o turismo, uma das grandes vocações econômicas de Santa Cruz Cabrália. Com ele, o turista obtém informações gerais sobre a cidade, sua história, pontos turísticos, hospedagem, transporte, restaurantes e serviços de utilidades públicas, que será lançado, oficialmente, durante o Campus Party Recife, que acontece de 23 a 26 de julho.
Segundo David, colaborador do Centro de Inovação, participar do projeto em um lugar que possui diferente cultura e situação econômica foi uma experiência gratificante, principalmente pela oportunidade de poder transformar a realidade de jovens com a aplicação de tecnologias e desenvolvimento de softwares. “Estou muito feliz em ver os meninos trabalhando, criando seus aplicativos e o principal: entendendo a importância de sempre estudar e compartilhar o conhecimento”, afirma.
A PDE é uma metodologia da Fundação Telefônica Vivo que contribui no desenvolvimento de jovens para que criem soluções inovadoras como esta, que podem transformar o local onde vivem, resolvendo problemáticas locais. Assim como o aplicativo colocou Santa Cruz Cabrália não palma das mãos dos turistas, está em suas mãos divulgar esta iniciativa de empreendedorismo para promover o desenvolvimento de jovens na construção de projetos de vida.


Outras Notícias

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil