Notícias

05.02.2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Jovens relatam amadurecimento e evolução dos projetos na 5ª edição do Pense Grande Incubação

Os participantes das 30 iniciativas selecionadas pelo Programa se reuniram pela última vez em São Paulo para encerrar a jornada empreendedora.

Seis meses após o início da 5º edição do Pense Grande Incubação – programa que apoia jovens de periferia a transformarem suas ideias em negócios sociais – a jornada dos 30 empreendimentos incubados chega ao fim. Entre os dias 27 a 30 de janeiro, os jovens participantes do Programa se reuniram pela última vez, em São Paulo, para avaliar tudo o que aprenderam ao longo do processo.

Durante quatro dias, os participantes ficaram imersos e tiveram a oportunidade de participar de mais uma troca de aprendizados e autoconhecimento, antes de dar continuidade aos seus projetos por conta própria. A partir de atividades vivenciais, os jovens compartilharam reflexões, receberam feedbacks e puderam concluir a última etapa com orientações e referências importantes.

“Foi a primeira vez que trabalhamos com um maior número de empreendimentos (na edição anterior eram 15 em vez de 30) e também com a fase de pré-incubação. Isso ajudou na evolução dos projetos, resultando em empreendimentos maduros, com estruturas bem definidas e validação de faturamento”, afirma Marina Egg, consultora da Aliança Empreendedora, parceira-executora do programa.

 

Fim de um ciclo

Na visão de Anna Paula Sampaio, 28 anos, o encerramento representou um desenvolvimento decisivo: “Na primeira imersão a gente estava muito no campo das ideias e, nesse último momento, já tínhamos resultados validados e visíveis. O Pense Grande reconheceu nossas boas ideias e nos complementou com uma visão sistêmica”, afirma a jovem do empreendimento Jornada Exponencialque desenvolve treinamento personalizado utilizando jogos de tabuleiro, digitais e realidade aumentada de maneira acessível.

Além das atividades em grupo que marcaram a troca entre os empreendedores, eles também prepararam e apresentaram o pitch de seus negócios sociais para investidores, marcaram reuniões com possíveis parceiros e participaram de atividades fora do hostel Casa Ideafixa, onde ficaram hospedados.

Os jovens fizeram uma visita ao espaço InovaBra Habitat, um prédio de eventos que tem como objetivo ampliar o conhecimento relacionado à tecnologia, sociedade e negócios, além de participar de um bate-papo com empreendedores como o JaubraRaízs DuLocal.

Para finalizar a jornada empreendedora, os jovens conversaram sobre aspectos socioemocionais, como o sentimento de rejeição e frustração, além de receberem orientações em uma rodada 360º, dinâmica que considera a avaliação de participante para participante.

Autoconhecimento e aprendizados para o futuro

Para Claudio de Souza Rocha, 19 anos, o Pense Grande Incubação pode ser resumido em uma palavra: autoconhecimento. O jovem empreendedor do município de Magé, situado na região metropolitana Rio de Janeiro, criou o Turistando, iniciativa para valorizar o turismo local de pequenas cidades que têm atividades diversas, mas pouco destaque na mídia.

“Para mim, significou muito mais do que só um programa de incubação. Além de ter me dado a certeza de que impactar pessoas é o que eu quero para minha vida, aprendi que primeiro eu preciso me conhecer para só depois me encontrar como empreendedor”, descreve Claudio.

Já Tamila Silva dos Santos, 28 anos, ressalta que as assessorias e o apoio oferecido pelo programa foram essenciais para o desenvolvimento de seu negócio. A jovem de Salvador (BA) criou a plataforma Afro Impacto, que tem como objetivo conectar ecossistemas de empreendedorismo e grupos de interesse para impulsionar empreendedores negros, gerando desenvolvimento socioeconômico para os usuários do hub.

“A gente não tinha nada há dez meses. Agora, oferecemos três serviços: capacitação, cursos livres e consultoria”, conta Tamila. “Quando a gente empreende e tem que lidar com todas as nossas questões emocionais, percebe que o autoconhecimento é essencial. Eu não estava preparada para isso antes, amadureci muito nesse processo”.

Questionados sobre o futuro, os jovens acreditam que a experiência proporcionada pelo programa trouxe uma renovação necessária para as próximas etapas do projeto, mesmo sem saber o que vem pela frente.  “Não sei onde vou estar amanhã, mas os aprendizados do Pense Grande com certeza seguem comigo”, conclui Cláudio.

Resultados da 5ª Pense Grande Incubação 2019

– 30 negócios sociais selecionados.

– Um encontro regional presencial;

– Duas imersões presenciais;

– Quatro oficinas online;

– 279 assessorias;

– 24 empreendimentos já estão faturando após o Programa;

– 100% dos jovens tiveram acesso ao Fundo de Investimento do Pense Grande, como forma de apoio financeiro aos projetos.

Clique aqui para conhecer o nome de todos os projetos participantes e saber mais detalhes sobre a dinâmica do Pense Grande Incubação 2019!


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital