Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

10.10.2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Luta contra o trabalho infantil é premiada com Nobel da Paz

O indiano Kailash Satyarth, expoente mundial do ativismo contra o trabalho infantil e pelo direito das crianças, recebeu o Nobel da Paz de 2014. Saiba mais!

Conheça o ganhador do Nobel da Paz

Uma grande notícia para quem busca um mundo mais justo e solidário foi dada hoje: o indiano Kailash Satyarthi, expoente mundial do ativismo contra o trabalho infantil e pelo direito das crianças, recebeu em companhia da paquistanesa Malala Yousafzay o Prêmio Nobel da Paz de 2014.
O trabalho de Kailash Satyarthi começou a ser desenvolvido durante os anos 1980, quando ele abandonou a carreira de engenheiro eletricista, e, seguindo a tradição pacifista de Gandhi, resolveu abraçar a causa do trabalho infantil como trabalho e compromisso de vida.
Acredita-se que Satyarthi já conseguiu libertar milhares de crianças em situação de trabalho, inclusive em condições análogas à escravidão, em seu país e em outros lugares do mundo. Segundo ele, em entrevista dada para a Folha de São Paulo no ano de 2013, nada é mais recompensador do que resgatar uma criança e devolvê-la aos seus pais.
Sua atuação durante esses 30 anos não se restringiu à libertação física de crianças, Satyarthi foi imprescindível na elaboração de documentos internacionais que deram origem a convenções sobre o direito das crianças.
Ao ganhar o prêmio, o indiano sentiu-se agradecido pelo fato de o comitê Nobel ter se sensibilizado pelo sofrimento de milhões de crianças ao redor do mundo.
A Fundação Telefônica Vivo  atua neste tema desenvolvendo projetos e debates visam erradicar o do trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido no Brasil. Saiba mais aqui!


Outras Notícias

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI