Notícias

05.07.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

MARMININO: O ARDUÍNO CASEIRO

O que fazer quando você tem um objetivo, mas não sabe como atingi-lo? Criar meios para isso, é claro! ? Foi pensando assim que o professor Daniel Chagas desenvolveu o Marminino – uma placa caseira compatível com um arduíno e projetada para ser construída dentro das escolas! Como nós, do Programaê!, adoramos contar histórias de verdade… aí vai uma para você se inspirar!

Tudo começou em 2013. E é o próprio mentor do projeto quem conta! “Como professor de programação em escolas públicas profissionalizantes no Ceará, recebia muitos alunos que nunca haviam usado um computador ou com uma base de matemática muito baixa. Então, o ensino de lógica era bem penoso para eles”, afirma Daniel, que também é pesquisador da Secretaria de Tecnologia e Informação de Fortaleza.

Para acabar com essa barreira, o professor teve uma ideia: levar algumas placas arduíno para a escola e experimentar com os estudantes a prática da programação aplicada à robótica. O resultado só poderia ser ótimo, né? “Mesmo atividades simples, como ligar leds, se tornaram atividades extremamente prazerosas para os alunos”, conta.

Infelizmente, o custo dessas placas era muito alto e a burocracia para adquiri-las muito grande. Após mais de um ano, a escola só conseguiu adquirir dez placas… O que levou o professor a buscar uma solução para o problema. Nesta época, ele encontrou o Nanino, um arduíno mínimo caseiro que surgiu de base para sua grande criação.

Após a adaptação de todo o circuito, com maior número de conexões de energia, possibilidade de usar pilhas e trilhas mais grossas, finalmente ele chegou ao que esperava. Nasceu, então, o Marminino: uma placa não comercial, feita para ser replicada por quem quiser. Ou seja, por se tratar de um open hardware, é possível encontrar na internet instruções para fazê-la sozinho!

No caso do professor Daniel, o resultado não poderia ser melhor: a escola aceitou muito bem os projetos e eles ganharam uma sequência de prêmios em feiras e eventos.

Se deu certo para ele, também pode funcionar aí na sua escola, na sua comunidade ou na sua casa. Imagina quantas possibilidades existem para quem unir o uso da programação com esta placa, que pode transformar seus sonhos em algo de verdade?

O ensino da programação, a gente garante. ? Entra lá no nosso site, acesse nossas trilhas e comece hoje mesmo a aprender a programar, ó: www.programae.org.br/.

Para quem se interessou pelo Marminino, também deixamos o contato do professor Daniel Chagas. Anota o e-mail dele aí: prof.daniel.chagas@gmail.com


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis