Conheça instrumentos que ajudam a trilhar uma jornada empreendedora e fortalecem o protagonismo juvenil na construção de um projeto de vida
O programa Pense Grande se baseia nos pilares Empreendedorismo, Comunidade e Tecnologia para apoiar a construção de negócios de impacto social. A partir do fortalecimento da cultura empreendedora e do desenvolvimento do empreendedorismo social, a intenção é disponibilizar ferramentas que impactem positivamente a vida de jovens e os ajudem a construir um projeto de vida.
A valorização do protagonismo juvenil ganha cada vez mais relevância, já que permeia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o conjunto de competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica.
O projeto de vida também está relacionado à reforma do currículo do Novo Ensino Médio, que pretende preparar estudantes para que sejam capazes de definir objetivos pessoais, estabelecendo escolhas que influenciarão a formação profissional e como cidadão.
A metodologia do Pense Grande, dividida em dez passos, traz um capítulo dedicado justamente ao autoconhecimento e disponibiliza ferramentas para além da construção de um empreendimento social, pois propõem aos jovens relacionar planejamento estratégico à vida pessoal trabalhando conceitos como prazos, metas e ações para planejar o futuro.
Um caminho para construir um projeto de vida
A construção de um projeto de vida envolve entender conceitos como missão, vocação, profissão e paixão. Uma das ferramentas apresentadas para organizar tudo isso é o ikigai, termo que em japonês significa “razão de ser” e estabelece a conexão entre a essência de uma pessoa e o seu propósito. Ou seja, foca o ponto de intersecção entre o ser e o fazer.
O diagrama toma forma na intersecção dos círculos e com as respostas para cada um dos eixos representados, como na figura abaixo. Uma vez construído, é possível levantar uma reflexão que transita do particular ao universal, entendendo a influência exercida poraspectos como cultura, comunidade e entorno na identificação de competências, habilidades e desejos.
Outros instrumentos são apresentados na atividade sobre projeto de vida, em que se é convidado a desenhar uma estrada, assumindo que a jornada não é necessariamente linear. A partir deste trajeto, é preciso refletir sobre metas, sonhos e como se pretende atingir cada um deles.
O desenvolvimento pessoal é colocado em etapas para que se possa visualizar onde se está agora e tudo que é necessário percorrer para atingir seus objetivos. O infográfico abaixo traz detalhes de toda a atividade:
Dicas para conduzir a atividade:
– É importante que os estudantes fujam de respostas óbvias ou evasivas, pois precisam ter dimensão de suas responsabilidades para atingir os objetivos.
– Incentive o detalhamento das ações. Exemplo: “Entrarei num curso de linguagem de programação para aprender mais sobre a área que desejo atuar profissionalmente”
– Quanto mais específico, mais fácil saber por onde começar.
A Fundação Telefônica Vivo disponibiliza a metodologia Pense Grande de maneira online e gratuita. Acesse o material completo e confira todas as dicas, exercícios e conteúdos que poderão inspirar a sua jornada empreendedora.