Conceição de Coité reuniu mais de 400 professores na Jornada Pedagógica
Mais de 400 educadores participaram da Jornada Pedagógica de Conceição do Coité (BA), município de 68 mil habitantes a 226 quilômetros de Salvador. Em 2018, o conteúdo do evento, realizado entre os dias 6 e 8 de fevereiro, foi preparado pelo programa Inova Escola, em uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com a Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo encontro. O tema deste ano foi “Criatividade e Inovação, Construindo a Escola do Século XXI”.
Cinco turmas já haviam participado da formação do projeto da Fundação Telefônica Vivo em 2017. Na edição de 2018, três novas turmas fizeram o módulo introdutório durante o próprio evento, vivenciando a metodologia do Design Thinking como ferramenta para solução dos desafios encontrados nas unidades escolares.
O encontro também promoveu a reflexão a respeito das possibilidades de atuação do educador no módulo denominado “Papel do Professor”. No módulo “Personalização”, foi incentivada a vivência de possibilidades de personalização do processo de aprendizagem. As duas formações reuniram mais sete turmas.
Além dos professores, estiveram presentes o prefeito Francisco de Assis Alves dos Santos, a vice-prefeita Genivalda Pinto da Silva, o presidente do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) José Hamilton Batista Cardoso, a professora da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) Gelcivânia Mota e a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte Perpétua Maria Boaventura Sampaio.
De acordo com Perpétua, as coordenações das escolas já notaram uma transformação no desempenho dos professores, que levaram novas ideias para o planejamento das escolas, baseadas nas atividades e técnicas da formação. “Toda a rede de ensino, que conta com 629 educadores, foi convidada a participar da jornada”, disse a secretária.
“Faço questão que todos os educadores sejam convidados, pois não há resultado quando formamos apenas uma parcela. Só se faz educação pública eficiente e de qualidade se juntos tivermos um objetivo comum e um planejamento bem feito”, completou.
Inova Escola
Desde 2013, o programa Inova Escola tem como foco superar os desafios para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e de uma sociedade mais justa e sustentável no Brasil.
Unindo-se a sete escolas inovadoras de diversas regiões do país, o programa incentiva o uso de tecnologias digitais em seus modelos de ensino e aprendizagem. Disponibiliza também incremento da infraestrutura tecnológica, propostas personalizadas e contextualizadas de ensino, capacitações e acompanhamento dos educadores em suas atividades em aula.