Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

17.12.2020
Tempo de leitura: 3 minutos

“Na 42 o aluno tem que correr atrás do aprendizado, não pode se acomodar”

Satisfeito com o modelo de ensino "não tradicional" da 42 São Paulo, Uildo tem interesse em voltar a trabalhar com Tecnologia da Informação, área que está afastado há 17 anos.

Quem faz a 42 São Paulo?

Nome: Uildo Soares de Araújo

Ano de nascimento: 1966

Cidade e Estado: Viçosa – AL

Profissão: Engenheiro Aeronáutico
Turma 42 São Paulo: 1ª turma – Janeiro/2020

Uildo Soares de Araújo mora hoje em São José dos Campos (SP), mas é alagoano de nascimento. Interessou-se em participar da 42 São Paulo para voltar a trabalhar com tecnologia, área em que atuou por mais de uma década.

Com 54 anos, ele é Engenheiro Aeronáutico de formação e destaca o modelo de ensino “não tradicional” da 42 como ideal para o seu interesse, onde o aluno não pode (e não deve) se acomodar e é motivado, o tempo todo, a ir atrás do aprendizado.

Conheça um pouco mais sobre o nosso cadete, que voltou a estudar para trilhar um novo caminho profissional.

Conte-me um pouco da sua história.

Sou engenheiro de formação, mas fiz carreira na área de Tecnologia da Informação, na qual trabalhei por 17 anos. Nos últimos 11 anos, tenho trabalhado no Governo Federal e desempenho atividades que envolvem economia, direito e engenharia, ou seja, saí da área de TI.

 

Por que escolheu participar da 42 SP?

Ainda considero retornar a trabalhar com TI e vejo a 42 como um caminho bastante apropriado: flexibilidade de horário, convívio com quem trabalha na área atualmente e os desafios e aprendizados técnicos na área.

 

Quais foram suas impressões durante a fase da Piscina?

Que a parte técnica é realmente de qualidade e relevante na 42, mas que vai além disso.  Com forte ênfase nas chamadas soft skills, (competências que envolvem habilidades socioemocionais como empatia, flexibilidade e trabalho em equipe) um de seus pilares é o aprendizado que exige ter ou desenvolver a capacidade de interação eficaz com seus pares.

 

O que diferencia este lugar dos outros que já frequentou?

Quase toda minha educação foi baseada no método tradicional, centrado na relação professor-aluno. Na 42, o aluno tem que correr atrás do aprendizado, não pode se acomodar, é estimulado (e precisa) utilizar todos os recursos de aprendizado que tiver em mãos.

 

Qual foi seu maior aprendizado até o momento?

A rapidez da evolução das tecnologias e o modo de relacionamento das pessoas.

 

Além da 42 SP e da sua atuação profissional, você tem algum projeto pessoal ou algo que costume fazer nas horas vagas?

Literatura: romances policiais, ficção científica e história.

 

Você poderia dar algumas sugestões de filmes, séries, livros ou podcasts que te inspiram no dia a dia?

Considero-me um pouco desorganizado, por isso gosto de livros com personagens metódicos, ajuda a focar na organização. Um livro que me inspirou bastante foi Shibumi do autor Trevanian. Também  O Dia do Chacal de Frederick Forsyth e Os homens que não amavam as mulheres da série Millenium, que tem um jornalista como um dos personagens principais.

 

Que dicas daria para quem quer se inscrever na 42 SP?

Não pensar duas vezes e, quando estiver lá, ajudar no que puder e também pedir bastante ajuda!


Outras Notícias

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil