Em uma corrente de solidariedade, a Fundação Telefônica apoia a doação de medula! Conheça os requisitos para ser um doador de medula.

Conheça os requisitos para se tornar um doador de medula

Uma causa bastante nobre para quem quer ser doador, mas está impossibilitado de doar sangue, é inscrever-se no registro nacional de doadores de medula óssea (Redome). A dica vale também para quem está habituado a doar sangue, pois trata-se de um processo diferente, com outra destinação. O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Sabe-se hoje que a chance de encontrar um doador de medula compatível é de uma em cem mil. Por isso é importante que haja mais e mais inscritos no cadastro do Redome, o que aumenta as chances de encontrar um doador. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

Para se inscrever, é necessário ter entre 18 e 55 anos e estar bem de saúde. Também é retirada uma pequena amostra de sangue (10 ml) que servirá para a análise HLS, um teste de laboratório para identificar sua genética. O resultado vai para um banco de dados nacional. Caso haja a compatibilidade com a de algum paciente, você será informado para realizar outros testes e iniciar o processo para a doação da medula.

Em São Paulo o cadastro é feito no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia (fones: 2176-7251). Nas demais cidades, veja onde estão localizados os hemocentros que fazem as coletas para o cadastro (clique aqui).

Para mais informações, acesse o site do Redome: www.doevida.com

Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação

Não dá pra doar sangue? Seja doador de medula óssea