O estudo Visões de Futuro + 15 traz um panorama das tendências para os próximos anos e mapeou importantes ações de preservação ambiental. Confira!

Novos hábitos, grandes inspirações: iniciativas pela preservação ambiental

O Visões de Futuro + 15, estudo realizado pela Fundação Telefônica Vivo, traz um panorama das tendências para os próximos anos. Um dos destaques é a intitulada Reintegração com o Meio Ambiente, que mapeia importantes ações voltadas para o bem-estar ambiental.

São destacados novos hábitos de consumo e oportunidades de geração de renda que consideram e respeitam o equilíbrio entre as ações humanas e o planeta.

Um desses trabalhos é o Rainforest Connection, que usa aparelhos celulares antigos para monitorar em tempo real sons da floresta e detectar ruídos do corte ilegal de árvores, dá nova utilização a equipamentos que seriam descartados no lixo. A iniciativa está com três pilotos instalados na Indonésia, Amazônia e África.

Outra ação mapeada é o Next Drop, um aplicativo de smartphone que avisa quando o serviço de água está fluindo até a torneira. Na Índia, por exemplo, em municípios com abastecimentos intermitentes de água (e também luz), o serviço auxilia as famílias para saberem quando os canos estarão cheios, ou quando um caminhão-pipa chegará ao local por SMS gravação de voz ou e-mail.

A área de sustentabilidade da Telefônica também acompanha iniciativas e tendências de mercado que mantêm o equilíbrio entre as ações da sociedade e o planeta, conectando estas informações com os seus principais públicos de interesse. Um destes projetos é a tomada Parce One, desenvolvida pela startup alemã Parce, que controla o uso de energia do ambiente, capaz, por exemplo, de desligar um aparelho que não esteja sendo utilizado ou mesmo programar o funcionamento de algum equipamento eletrônico. Por meio de um aplicativo, o usuário também visualiza o consumo de energia e administra os gastos.

Essas experiências têm inspirado iniciativas da Fundação e do Grupo Telefônica. Esperamos que você também possa se beneficiar deste conhecimento em suas ações. Novos hábitos, muitas vezes pequenos e simples, podem intervir na qualidade e no futuro do planeta.

Conheça as tendências do estudo Visões de Futuro + 15 acesso no site.

Iniciativas pela preservação ambiental | Fundação Telefônica