Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

01.12.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

O indiano Kailash Satyarthi, Nobel da Paz pelo combate ao trabalho infantil, faz palestras em São Paulo e Brasília

Crédito: Yuri Kiddo
Por Ana Luísa Vieira, do Promenino, com Cidade Escola Aprendiz
Aos 26 anos, o indiano Kailash Satyarthi deixou a carreira de engenheiro para se dedicar à construção de um mundo mais justo. Sua meta se tornou única: ajudar a erradicar o trabalho infantil em seu país e no mundo. E a longa militância foi reconhecida em 2014, aos 60 anos de idade, quando ganhou o Prêmio Nobel da Paz – dividido com a paquistanesa Malala Yousafzai, baleada pelo Taleban por defender o direito das meninas de irem à escola. “O propósito é como seremos moralmente responsáveis e, em nosso tempo de vida, ver o fim do trabalho infantil”, afirmou, em entrevista ao Promenino, durante sua primeira passagem pelo Brasil, há dois anos.

No próximo dia 26 de janeiro, Kailash fará uma aula pública no SENAC Lapa Scipião (Região Oeste de SP). O evento, sobre o direito à educação no Brasil e no mundo. Na quarta-feira (27), o Nobel da Paz debate o trabalho infantil e o trabalho escravo em São Paulo, na FecomercioSP. Em Pernambuco, a convite do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Hugo Cavalcanti Melo Filho, o indiano vai proferir palestra com o tema “Trabalho Infantil no Mundo” na próxima sexta-feira (29). 

Em 2 de fevereiro, o ativista fará uma palestra em Brasília, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas em todos os encontros. No Distrito Federal, o evento encerrará a campanha “Trabalho Infantil. Você não vê, mas existe”, recentemente noticiada em nosso site.

Kailash liderou o resgate de aproximadamente 80 mil crianças das piores formas de trabalho. À frente da Marcha Global contra o Trabalho Infantil (que reúne duas mil organizações em 140 países) e da Campanha Global para a Educação, o ativista mantém a ONG GoodWeave, para retirar meninos e meninas do trabalho escravo em tapeçarias da Índia, Nepal e Afeganistão. Clique para relembrar a reportagem.
Serviço | Palestras com Kailash Satyarthi*
*Atualizado em 27 de janeiro

*Recife (PE)
Palestra com Kailash Satyarthi
Local: Sala de Sessões do Pleno, 5º andar do Fórum Agamemnom Magalhães, sede do TRT-PE
Endereço: Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife, Recife (PE)
Dia e data: Sexta-feira / 29 de janeiro de 2016
Horário: Das 15h às 17h.
Inscrições gratuitas, pelo site.

São Paulo – SENAC
Aula aberta sobre direitos humanos

Quando: 26 de janeiro de 2016
Onde: SENAC Lapa Scipião 
Inscrições: escreva para inscricao@campanha.org.br
com o assunto “Aula Pública com Kailash Sartyarthi”, enviando seu nome completo, RG e telefone. 
São Paulo – FecomercioSP

“Nobel da Paz 2014 no Brasil: Kailash Satyarthi e convidados discutem trabalho infantil e trabalho escravo”

Quando: 27 de janeiro de 2016

Onde: FecomercioSP

Inscrições: Pelo site do Instituto Ethos. 
Brasília – TST

Quando: 2 de fevereiro

Onde: Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília

Inscrições: gratuitas, com vagas limitadas, pelo site oficial do evento.


Outras Notícias

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

30/03/2026

Tecnologias educacionais: 10 aplicativos gratuitos para usar em sala de aula

Com intencionalidade pedagógica, ferramentas digitais gratuitas podem fortalecer o aprendizado, promover o protagonismo estudantil e desenvolver competências digitais essenciais

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

27/03/2026

Lia Glaz: inclusão digital vai além do acesso e é chave para a equidade na educação

No Dia Nacional da Inclusão Digital, a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo reforça que a equidade na aprendizagem depende da integração entre currículo, formação docente e infraestrutura

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

19/03/2026

Como a tecnologia fortalece a solidariedade e a cidadania nas escolas

Projetos solidários potencializados pela cultura digital desenvolvem competências socioemocionais, promovem inclusão, estreitam vínculos comunitários e incentivam uma cultura de cidadania ativa

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

13/03/2026

Jogos de tabuleiro podem melhorar em até 76% o desempenho em matemática

Pesquisa internacional mostra que apenas 10 minutos de brincadeira com números já fortalecem habilidades matemáticas nos anos iniciais — abordagem que também dialoga com soluções de tecnologia educacional

Débora Garofalo: da inovação na educação pública ao título de professora mais influente do mundo

06/03/2026

Débora Garofalo: da inovação na educação pública ao título de professora mais influente do mundo

No Dia Internacional da Mulher, conheça a trajetória da educadora que transformou práticas pedagógicas com criatividade, inovação e compromisso com a educação pública.

10 motivos para incentivar jovens a ingressar na Educação Profissional e Tecnológica

26/02/2026

10 motivos para incentivar jovens a ingressar na Educação Profissional e Tecnológica

Desenvolvimento de soft skills e mais oportunidades no mercado de trabalho são alguns benefícios que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) proporciona aos jovens