Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

01.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

O que é um adulto? E o céu? Crianças colombianas criam dicionário com definições colhidas por professor durante 10 anos

Crédito: Uber Image/Shutterstock

Por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral,
com informações do Catraca Livre e da BBC

E se as crianças pudessem criar as suas próprias definições de palavras? E se elas fossem autoras de um dicionário?

O que você acaba de ler é justamente o resultado de um percurso em que crianças colombianas foram convidadas a expressar a sua visão de mundo. Ao todo, são cerca de 500 definições para 133 palavras que compõem um dicionário infantil e integra o livro Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças. Lançada em 1999, a obra foi reeditada em 2013 e teve grande sucesso na Feira do Livro de Bogotá, no mesmo ano.

A ideia original partiu do ex-professor e autor do livro Javier Naranjo. No tempo em que lecionava, certa vez ele pediu aos seus estudantes que definissem a palavra “criança”, em comemoração ao Dia das Crianças. Os registros acabaram por encantar o professor, como um dos que destaca: “uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir mais cedo”.

Daí veio a ideia de anotar e guardar essas criações, atividade que foi feita no período de dez anos em que Naranjo lecionou em diversas escolas rurais do Estado de Antioquía, no leste do país. Todo o repertório deu origem ao livro que, segundo o docente, mantem a voz das crianças – ele explica que não retirou nenhuma das palavras usadas pelas crianças por uma questão ideológica, e que fez apenas um trabalho de correção de pontuação e ortografia.

Naranjo ao lado dos estudantes. Créditos: Hypeness

Para ele, as crianças têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. “Nós adultos somos condescendentes quando falamos com as crianças e deve ser o contrário. Mais que nos abaixarmos temos que ficar na altura deles. Estar à altura deles é nos inclinarmos para olhar as crianças nos olhos e falar com elas cara a cara. Escutar suas dúvidas, seus medos e seus desejos”, finaliza o educador.


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais