Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Para levar educação audiovisual aos jovens de diversas comunidades do país foram criadas as Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil. Conheça o projeto!

Oficinas Itinerantes de Cinema inserem jovens carentes no mundo da sétima arte.

Com o objetivo de levar educação audiovisual aos jovens de diversas comunidades do país gratuitamente foram criadas, em 2007, as Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil. Cada uma delas oferece conteúdos, equipamentos e prática de realização cinematográfica, abrangendo todo o processo de criação de um filme: roteiro, direção, produção, fotografia, arte, som e montagem.

A proposta pedagógica baseia-se na prática, no incentivo à criatividade e no trabalho em grupo. Na cartilha, os alunos são instruídos a andar sempre com um caderno e uma caneta para anotarem insights, onde quer que estejam. Exercícios simples assim mantêm o jovem em contato com a sua natureza artística, enquanto o curso o ensina a tirar a ideia do papel. O contato com as ferramentas de trabalho também começa cedo, logo no primeiro dia de aula os jovens conhecem e operam câmeras, experimentam a linguagem audiovisual e desenvolvem sua capacidade de expressão.

Ao todo, são produzidos três curta-metragens por oficina. No último dia do curso os vídeos são exibidos em uma sessão especial para a comunidade e para os familiares. Para celebrar o feito, há sempre a presença de um profissional reconhecido no meio (roteirista, diretor ou ator), que comenta os filmes e conversa com os jovens.

Para dar continuidade ao trabalho das aulas presenciais foi criada uma comunidade virtual, o Coletivo Tela Brasil, espaço que serve para manter em contato a equipe de professores e os jovens realizadores, incentivando e apoiando alunos e ex-alunos na realização de seus próprios projetos audiovisuais.

Por onde passa, a Oficina Tela Brasil deixa belos curtas-metragens, obras que dialogam com a comunidade e que servem não só como porta de entrada para jovens interessados neste mercado, mas também como estímulo à curiosidade dos alunos perante ao mundo. Até agora mais de 1120 pessoas participaram de 51 Oficinas Intinerantes, em 48 cidades do Brasil. O canal do Youtube da Oficina Tela Brasil já contabilizou mais de 100 mil exibições dos vídeos.

Oficinas Itinerantes de Cinema inserem jovens carentes no mundo da sétima arte
Oficinas Itinerantes de Cinema inserem jovens carentes no mundo da sétima arte