Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

Paródia somos crianças pra curtir

Confira abaixo um relato do trabalho realizado para introdução e pensamento crítico a respeito do trabalho infantil. A iniciativa, realizada dentro do Projeto Peteca, resultou numa paródia encenada pelo alunos, como explica a docente. Leia em suas próprias palavras o que foi realizado.

“Meu nome é Maria Iolanda Felismino de Moraes, sou professora do 4º ano da Escola Pública Municipal Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, na cidade de Fortaleza capital do Estado do Ceará. Para abordar o assunto “Trabalho Infantil” com os alunos, no primeiro momento foi feito uma leitura compartilhada da cartilha Brincar, estudar, viver… Trabalhar só quando crescer.

Logo em seguida foram levantados alguns questionamentos a respeito do que apresentava a cartilha. Depois solicitei aos alunos uma produção textual do que eles tinham entendido sobre trabalho infantil. Foi muito interessante o que eles escreveram. Percebi o quanto eles conseguiram captar sobre esse assunto.

No segundo momento, criamos uma paródia, ensaiamos para ser apresentada na culminância do PROJETO PETECA, que foi filmada e postada no You tube. Veja o link:

 

Eis a letra da Paródia

Paródia: Somos crianças prá curtir

(Melodia: Amigos do Peito – Balão Mágico)

Meu nome é Lívia

Gosto muito de brincar

Eu sou o Vitor

Não me canso de estudar

Sou Iracema

E queria apresentar

Nossas crianças

Que não podem trabalhar

Sou o Alberto

Quero boa educação

Eu sou o Douglas

Ao trabalho digo Não

Somos crianças

E queria até falar

Aos governantes

Para as crianças olhar

Somos crianças

Crianças nós somos

Criança é pra curtir REFRÂO

Somos crianças

Crianças nós somos

Criança é pra sorrir

Viver a vida

Sem catar nenhum lixão

Ter uma família

Muito amor e atenção

Viver os sonhos

Tudo que engrandecer

Sermos crianças

Ser criança pra valer”

 


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades