Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O aplicativo gamificado tem uma proposta de jornada de desenvolvimento que ajuda a impulsionar a cultura empreendedora e a transformação social em tempos de crise. Inscreva-se até o dia 06 de outubro!

Menina de óculos e cabelos cacheados sorri com o rosto apoiado em uma das mãos e segura um smartphone na outra. Imagem ilustra pauta sobre o Pense Grande Digital, aplicativo que oferece formação gratuita em empreendedorismo social.

O empreendedorismo social veio para ficar. Apesar da pandemia de coronavírus ter apresentado inúmeros desafios no campo social e econômico, também trouxe um senso de urgência e mobilização em prol da transformação do mundo como o conhecemos.

Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), estima-se que o Brasil pode mobilizar 25% da população na abertura de um novo negócio em 2020. O levantamento aponta, ainda, que as taxas de empreendedorismo inicial aumentam em períodos de crise, como foi observado entre os anos de 2008-2009 e 2014-2016.

Dentro desse cenário, existe também uma tendência de hiperlocalismo, termo usado pelos futurólogos para indicar a necessidade de olhar para dentro e buscar soluções na coletividade e na comunidade. É aí que entra o empreendedorismo e as oportunidades, mesmo diante de uma crise humanitária sem precedentes na história.

Para incentivar essa jornada de descoberta e transformação, o Pense Grande Digital disponibiliza uma formação gratuita, gamificada e online para os jovens das periferias brasileiras. O aplicativo é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo.

Lançada em abril de 2020, a versão digital tem como principal objetivo ampliar o acesso à formação em empreendedorismo e tornar a experiência mais interativa. Os jovens, a partir dos 15 anos, partem em uma expedição que adapta a metodologia Programa Pense Grande para uma jornada rumo ao desenvolvimento de um negócio.

O objetivo final da formação é atingir o topo do Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil. Ainda que metaforicamente, é essa a proposta que leva os jovens a reconhecerem suas histórias, refletirem sobre emoções, paixões e projetos de vida. Ao longo das 12 fases, os participantes são guiados por Juca, um personagem de apoio que orienta e apresenta ferramentas para cumprir as missões.

 

Jornada de Aprendizado

Para disseminar ainda mais a cultura de formação empreendedora com impacto social, cerca de 1.200 jovens que fazem parte de ações organizadas pela United Way Brasil em parceria com o Instituto Coca-Cola, foram convidados a participar da formação.

Ilustração em que as cores roxo e rosa predominam mostra o personagem Juca, vestido com roupas de alpinista, ao lado de uma tela de smartphone em que se vê elementos gráficos do aplicativo Pense Grande Digital.

Um deles foi Victor Souza Lopes, 21, morador do bairro Ermelino Matarazzo em São Paulo. O jovem conta que sempre quis abrir um negócio próprio e pensa em fazer um curso de administração para ajudá-lo nesse processo.

“Agora sei que posso realizar esse sonho. O Pense Grande me fez perceber que é preciso trabalhar em equipe para que as coisas deem certo. Sempre fui tímido, mas me sinto mais confiante. Entendi que preciso de força de vontade, dedicação e paciência pra chegar onde quero. Não é fácil, mas vou conseguir”, afirma Victor. 

Já Ariane Biral de Oliveira, 19, conheceu a iniciativa através de sua tia que é educadora e empreendedora. Interessada em expandir os conhecimentos em redes sociais e complementar os conhecimentos como estudante de Biomedicina, a jovem moradora de Nova Venécia (ES) decidiu partir na jornada do Pense Grande Digital.

“No começo não tinha muita ideia do que iria encontrar, mas ao longo das fases fui me abrindo para a experiência e senti como se estivesse em um jogo de celular. A fase que mais se destacou para mim foi a quatro, que falou sobre gambiarra. Foi um aprendizado incrível!”, comenta Ariane. 

Embora não tenha ainda a pretensão de abrir um negócio próprio, a jovem usou os conhecimentos para ajudar no empreendimento da tia e diz ter renovado seu propósito para ajudar outras pessoas. O mesmo sentimento é compartilhado por Victor, que aprendeu a enxergar o empreendedorismo social de uma forma mais ampla, mas acima de tudo, como uma possibilidade para o futuro.

 

Atenção para o prazo da inscrição no Pense Grande Digital!

Fique atento! O prazo para inscrever-se na formação do Pense Grande Digital encerra no dia 6 de outubro!

Baixe agora o aplicativo do Pense Grande Digital, disponível gratuitamente no seu celular Android ou IOS e faça parte dessa jornada empreendedora! Os clientes Vivo poderão acessar o app do Pense Grande Digital sem consumir o plano de dados, seja ele pós ou pré-pago. Lembrando que, independentemente da operadora, o conteúdo e o download do aplicativo são gratuitos!

Pense Grande Digital prorroga inscrições para formação online gratuita em empreendedorismo
Pense Grande Digital prorroga inscrições para formação online gratuita em empreendedorismo