Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O programa Pense Grande entra na grade de 17 turmas de instituições públicas do Estado de São Paulo

Programa Pense Grande não para! Por isso comemoramos a chegada de sua 5ª edição, que traz novidades. O programa se expande ao entrar na grade curricular de 17 turmas nas Fatecs Zona Leste, Guarulhos, Ribeirão Preto, São Caetano e Itaquera, além da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, em Ribeirão Pires, interior de São Paulo.

A 5ª edição oferece diversas mentorias, ferramentas, metodologias e estratégias inovadoras aos jovens. Tudo para que possam transformar a realidade de onde vivem com a ajuda de tecnologias digitais.

Sirlei Rodrigues do Nascimento, coordenadora da ETEC Professora Maria Cristina Medeiros, endossa o dinamismo e aprendizado que o programa proporciona. “A metodologia enriquecerá o projeto dos alunos e o seu desenvolvimento tanto pessoal como profissional. Além disso, eles têm a oportunidade de trabalhar com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, Canvas, Análise Swot entre outras ferramentas”, afirma.

Já Luciano Francisco de Oliveira, coordenador e professor da Fatec Zona Leste, celebra o uso da metodologia Pense Grande nas aulas de empreendedorismo. Para o educador, é importante os alunos desenvolverem competências que o mercado de trabalho vem buscando. “As nossas aulas são enriquecedoras. Já o Pense Grande tem uma metodologia mais dinâmica e atualizada para a formação desses jovens”, ressalta.

Algumas das ETECs e Fatecs já não são mais estreantes, o que também deve ajudar a tornar a experiência dos participantes ainda melhor. “As escolas e os jovens já começam a entender melhor o trabalho que estamos fazendo, por isso acredito que a 5ª edição será tão transformadora quanto as outras. Estamos melhorando os processos a  cada ano” diz Rubem Saldanha, gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo.

Jornada empreendedora do Pense Grande

Do primeiro dia do programa até o Demoday, evento que encerra o ciclo e premia os empreendimentos de destaque, serão realizadas 16 oficinas semanais.

Antes de se engajarem nas atividades, professores e alunos passam por uma sensibilização para que todos entendam a Metodologia Pense Grande, que estrutura o programa.

Um dos primeiros encontros aborda os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Os estudantes escolhem um contexto para guiar a solução de problemas que afetem suas realidades. Na última edição do Demoday, os grupos premiados trabalharam temas como igualde de gênero, saúde mental, política e acessibilidade.

O compartilhamento de experiências, mentorias, e aprendizado fazem parte da jornada, assim como o friozinho na barriga ao começar um novo projeto de vida. E o esforço, claro, vale a pena! “No último Demoday ficou claro, tanto pela fala dos jovens quanto dos professores, que o Pense Grande traz uma experiência muito significativa e inspiradora a todos os participantes, com forte impacto social”, finaliza Rubem Saldanha.

Pense Grande entra na grade de ETECs e Fatecs em sua 5ª edição
Pense Grande entra na grade de ETECs e Fatecs em sua 5ª edição