Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

14.01.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Pesquisa mapeia o uso de tecnologias e de ferramentas digitais nos espaços educativos

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais para inovar na educação.

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais.

A tecnologia é um território que flutua, adaptando-se para potencializar outros ambientes. Quando se encontra com uma área favorável, como a educação, pode gerar inovação e transformar espaços tradicionais, como a própria escola. Não é mais possível desassociar os processos educativos dos aparatos tecnológicos e da democratização da informação que a internet possibilitou. As TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), então, assumem um papel revolucionário dentro da educação do século XXI.

A iniciativa abrange todos os meios técnicos para tratar e auxiliar a comunicação, sejam eles computadores, hardwares, redes ou telemóveis. “Na educação, pode ser usada de diversos modos: dentro da gestão da escola, como ferramenta administrativa para os professores, bem como no uso pedagógico tanto para educadores quanto para alunos”, explica Maria Eugenia Sozio, analista do Cetic.br, departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

O NIC.br implementa as decisões e projetos do CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil), que há cinco anos mapeia o uso das TIC dentro da educação, reunindo os dados coletados em uma pesquisa com resultados anuais. A demanda por entender como a escola lida com as ferramentas digitais parte dos órgãos públicos e da própria sociedade. A pesquisa avalia a infraestrutura das tecnologias da informação e da comunicação tanto nas escolas públicas quanto nas privadas e tem como fontes diretores de unidades, educadores e alunos.

A pesquisa TIC na Educação 2014, lançada em setembro de 2015, constata: é de interesse tanto dos alunos quanto dos professores a apropriação e utilização de computadores e internet dentro das escolas.

Para que a inovação aconteça, a escola tem de estar disposta a abraçar as TIC, evitando medidas proibitivas. O estudo aponta, também, que estados brasileiros instituem práticas restritivas com relação às tecnologias, em especial a telefonia móvel, responsável por 79% do acesso à internet dos alunos. “Não pode existir uma diferenciação grande entre o mundo online e offline, porque isso segue na direção oposta da realidade das crianças e dos adolescentes. Um tablet ou celular, quando bem usados, podem servir como poderosos equipamentos pedagógicos”, acredita Maria Eugenia.

A pesquisa “TIC Educação 2014” identifica um crescente no uso desta ferramenta por professores para preparar conteúdo – 82% o fazem. Embora a parcela de educadores que as utilizem com os alunos seja menor (28%), percebe-se um desejo genuíno de transformação. A Fundação Telefônica Vivo acredita que uma educação inovadora só pode acontecer se aliada à tecnologia. Para tanto, investe em iniciativas que utilizam ferramentas digitais aliadas a metodologias inspiradoras, como os projetos Escola Digital e o Escolas Rurais Conectadas.


Outras Notícias

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

18/07/2025

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

Ferramentas digitais como plataformas adaptativas e tecnologias assistivas estão revolucionando o aprendizado de alunos com deficiência e promovendo equidade no acesso ao conhecimento

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

15/07/2025

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

MEC lança guia e planos de aula sobre uso da tecnologia em sala de aula para auxiliar os docentes a aplicá-la de forma pedagógica, consciente e alinhada à BNCC