Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

14.01.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Pesquisa mapeia o uso de tecnologias e de ferramentas digitais nos espaços educativos

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais para inovar na educação.

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais.

A tecnologia é um território que flutua, adaptando-se para potencializar outros ambientes. Quando se encontra com uma área favorável, como a educação, pode gerar inovação e transformar espaços tradicionais, como a própria escola. Não é mais possível desassociar os processos educativos dos aparatos tecnológicos e da democratização da informação que a internet possibilitou. As TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), então, assumem um papel revolucionário dentro da educação do século XXI.

A iniciativa abrange todos os meios técnicos para tratar e auxiliar a comunicação, sejam eles computadores, hardwares, redes ou telemóveis. “Na educação, pode ser usada de diversos modos: dentro da gestão da escola, como ferramenta administrativa para os professores, bem como no uso pedagógico tanto para educadores quanto para alunos”, explica Maria Eugenia Sozio, analista do Cetic.br, departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

O NIC.br implementa as decisões e projetos do CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil), que há cinco anos mapeia o uso das TIC dentro da educação, reunindo os dados coletados em uma pesquisa com resultados anuais. A demanda por entender como a escola lida com as ferramentas digitais parte dos órgãos públicos e da própria sociedade. A pesquisa avalia a infraestrutura das tecnologias da informação e da comunicação tanto nas escolas públicas quanto nas privadas e tem como fontes diretores de unidades, educadores e alunos.

A pesquisa TIC na Educação 2014, lançada em setembro de 2015, constata: é de interesse tanto dos alunos quanto dos professores a apropriação e utilização de computadores e internet dentro das escolas.

Para que a inovação aconteça, a escola tem de estar disposta a abraçar as TIC, evitando medidas proibitivas. O estudo aponta, também, que estados brasileiros instituem práticas restritivas com relação às tecnologias, em especial a telefonia móvel, responsável por 79% do acesso à internet dos alunos. “Não pode existir uma diferenciação grande entre o mundo online e offline, porque isso segue na direção oposta da realidade das crianças e dos adolescentes. Um tablet ou celular, quando bem usados, podem servir como poderosos equipamentos pedagógicos”, acredita Maria Eugenia.

A pesquisa “TIC Educação 2014” identifica um crescente no uso desta ferramenta por professores para preparar conteúdo – 82% o fazem. Embora a parcela de educadores que as utilizem com os alunos seja menor (28%), percebe-se um desejo genuíno de transformação. A Fundação Telefônica Vivo acredita que uma educação inovadora só pode acontecer se aliada à tecnologia. Para tanto, investe em iniciativas que utilizam ferramentas digitais aliadas a metodologias inspiradoras, como os projetos Escola Digital e o Escolas Rurais Conectadas.


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades