Notícias

14.01.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Pesquisa mapeia o uso de tecnologias e de ferramentas digitais nos espaços educativos

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais para inovar na educação.

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais.

A tecnologia é um território que flutua, adaptando-se para potencializar outros ambientes. Quando se encontra com uma área favorável, como a educação, pode gerar inovação e transformar espaços tradicionais, como a própria escola. Não é mais possível desassociar os processos educativos dos aparatos tecnológicos e da democratização da informação que a internet possibilitou. As TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), então, assumem um papel revolucionário dentro da educação do século XXI.

A iniciativa abrange todos os meios técnicos para tratar e auxiliar a comunicação, sejam eles computadores, hardwares, redes ou telemóveis. “Na educação, pode ser usada de diversos modos: dentro da gestão da escola, como ferramenta administrativa para os professores, bem como no uso pedagógico tanto para educadores quanto para alunos”, explica Maria Eugenia Sozio, analista do Cetic.br, departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

O NIC.br implementa as decisões e projetos do CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil), que há cinco anos mapeia o uso das TIC dentro da educação, reunindo os dados coletados em uma pesquisa com resultados anuais. A demanda por entender como a escola lida com as ferramentas digitais parte dos órgãos públicos e da própria sociedade. A pesquisa avalia a infraestrutura das tecnologias da informação e da comunicação tanto nas escolas públicas quanto nas privadas e tem como fontes diretores de unidades, educadores e alunos.

A pesquisa TIC na Educação 2014, lançada em setembro de 2015, constata: é de interesse tanto dos alunos quanto dos professores a apropriação e utilização de computadores e internet dentro das escolas.

Para que a inovação aconteça, a escola tem de estar disposta a abraçar as TIC, evitando medidas proibitivas. O estudo aponta, também, que estados brasileiros instituem práticas restritivas com relação às tecnologias, em especial a telefonia móvel, responsável por 79% do acesso à internet dos alunos. “Não pode existir uma diferenciação grande entre o mundo online e offline, porque isso segue na direção oposta da realidade das crianças e dos adolescentes. Um tablet ou celular, quando bem usados, podem servir como poderosos equipamentos pedagógicos”, acredita Maria Eugenia.

A pesquisa “TIC Educação 2014” identifica um crescente no uso desta ferramenta por professores para preparar conteúdo – 82% o fazem. Embora a parcela de educadores que as utilizem com os alunos seja menor (28%), percebe-se um desejo genuíno de transformação. A Fundação Telefônica Vivo acredita que uma educação inovadora só pode acontecer se aliada à tecnologia. Para tanto, investe em iniciativas que utilizam ferramentas digitais aliadas a metodologias inspiradoras, como os projetos Escola Digital e o Escolas Rurais Conectadas.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis