Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

14.01.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Pesquisa mapeia o uso de tecnologias e de ferramentas digitais nos espaços educativos

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais para inovar na educação.

A publicação online “TIC Educação 2014” mostra como as escolas e os alunos têm se apropriado de ferramentas digitais.

A tecnologia é um território que flutua, adaptando-se para potencializar outros ambientes. Quando se encontra com uma área favorável, como a educação, pode gerar inovação e transformar espaços tradicionais, como a própria escola. Não é mais possível desassociar os processos educativos dos aparatos tecnológicos e da democratização da informação que a internet possibilitou. As TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), então, assumem um papel revolucionário dentro da educação do século XXI.

A iniciativa abrange todos os meios técnicos para tratar e auxiliar a comunicação, sejam eles computadores, hardwares, redes ou telemóveis. “Na educação, pode ser usada de diversos modos: dentro da gestão da escola, como ferramenta administrativa para os professores, bem como no uso pedagógico tanto para educadores quanto para alunos”, explica Maria Eugenia Sozio, analista do Cetic.br, departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

O NIC.br implementa as decisões e projetos do CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil), que há cinco anos mapeia o uso das TIC dentro da educação, reunindo os dados coletados em uma pesquisa com resultados anuais. A demanda por entender como a escola lida com as ferramentas digitais parte dos órgãos públicos e da própria sociedade. A pesquisa avalia a infraestrutura das tecnologias da informação e da comunicação tanto nas escolas públicas quanto nas privadas e tem como fontes diretores de unidades, educadores e alunos.

A pesquisa TIC na Educação 2014, lançada em setembro de 2015, constata: é de interesse tanto dos alunos quanto dos professores a apropriação e utilização de computadores e internet dentro das escolas.

Para que a inovação aconteça, a escola tem de estar disposta a abraçar as TIC, evitando medidas proibitivas. O estudo aponta, também, que estados brasileiros instituem práticas restritivas com relação às tecnologias, em especial a telefonia móvel, responsável por 79% do acesso à internet dos alunos. “Não pode existir uma diferenciação grande entre o mundo online e offline, porque isso segue na direção oposta da realidade das crianças e dos adolescentes. Um tablet ou celular, quando bem usados, podem servir como poderosos equipamentos pedagógicos”, acredita Maria Eugenia.

A pesquisa “TIC Educação 2014” identifica um crescente no uso desta ferramenta por professores para preparar conteúdo – 82% o fazem. Embora a parcela de educadores que as utilizem com os alunos seja menor (28%), percebe-se um desejo genuíno de transformação. A Fundação Telefônica Vivo acredita que uma educação inovadora só pode acontecer se aliada à tecnologia. Para tanto, investe em iniciativas que utilizam ferramentas digitais aliadas a metodologias inspiradoras, como os projetos Escola Digital e o Escolas Rurais Conectadas.


Outras Notícias

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil