Para que os pais possam escolher videogames adequados para cada faixa etária, pesquisadores do projeto Gerações Interativas dão dicas!

Dicas ajudam a optar por videogames educativos

Os videogames são um dos presentes de Natal mais solicitados atualmente por crianças e adolescentes. Para que os pais possam escolher jogos adequados para cada faixa etária, pesquisadores do projeto Gerações Interativas, que recebe apoio da Fundação Telefônica, indica dois sites que fazem classificação no âmbito do mercado europeu e norte-americano, mas cujos produtos são vendidos globalmente, chegando inclusive ao Brasil.

Um dos sites é o PEGI – Pan European Game Information (http://www.pegi.info) que foi estabelecido na Europa para ajudar o consumidor a tomar decisões na aquisição de jogos de computador através de classificações etárias similares ao sistema usado para conteúdos de entretenimento, como filmes e vídeos. Antes da navegação, pode-se optar pelo idioma Português.

A outra opção de consulta é o site da americana ESRB , a Junta de Classificação de Software de Entretenimento (http://www.esrb.org/ratings/index_sp.jsp), que traz explicações em Espanhol. Ali, está disponível um guia conciso e imparcial sobre a adequação do jogo para a idade, mostrando elementos que podem haver provocado uma classificação particular.

Sobre o Gerações Interativas
A Fundação Telefônica e a Universidade de Navarra, da Espanha, desenvolvem, em conjunto com o Fórum Gerações Interativas, pesquisas sobre o uso da Internet, dos videogames, do celular e da TV por crianças e jovens, no âmbito da Ibero-América. Neste ano, uma segunda rodada do estudo está sendo realizada junto a estudantes de 6 a 18 anos de escolas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Pesquisadores indicam sites para ajudar pais na escolha de videogames