EIXO ESTRATÉGICO
4 – PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
Objetivo 4.1: Garantir nos espaços de construção, discussão, avaliação e deliberação das Políticas Públicas a participação de crianças e adolescentes, fortalecendo o protagonismo infanto-juvenil.
Ações | Prazos Out./06 a Out./09 | Resultados | Indicadores | Responsáveis | |||
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | ||||
4.1.1. Promover a participação ativa de crianças e adolescentes nos processos de preparação e realização das Conferências Municipais de políticas públicas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente. | X | X | X | Inserção de, no mínimo, 10% de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação das diretrizes para formulação das políticas públicas setoriais e transversais direcionadas a esse segmento. | Nº de adolescentes registrados nas listas de presença das conferências; Nº de propostas dos adolescentes, aprovadas nas conferências. | Conselho de Direitos; Conselhos Setoriais; Fórum Social da Criança e do Adolescente. | |
4.1.2. Sensibilizar os conselhos setoriais para a importância do conceito de Protagonismo Infanto-Juvenil. | X | X | X | Temática do protagonismo infanto-juvenil inserida nas pautas das Conferências e nos Plenos dos Conselhos (Assistência, Direitos Humanos, Educação, Saúde e de Direitos). | Nº de discussões realizadas nas pautas; Nº de participantes adolescentes registrados na lista de presença ou nas atas das discussões. | Conselho de Direitos; Conselhos Setoriais; Fórum Social da Criança e do Adolescente. | |
4.1.3. Promover a participação de crianças, adolescentes e jovens no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FEPETIPE e na Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil – COMETI e Pleno dos Conselhos Setoriais. | X | X | X | X | Crianças, Adolescentes e jovens inseridos nas reuniões da FEPETIPE ,COMETI., e Pleno dos Conselhos Setoriais. | N° de representantes de adolescentes e jovens participando das reuniões do FEPETIPE e COMETI e Pleno dos Conselhos Setoriais. | FEPETIPE; COMETI; Conselhos setoriais. |
4.1.4. Promover a representação ativa de todas as crianças e adolescentes da cidade do Recife dos diversos segmentos setoriais nos processos de preparação e realização dos orçamentos participativos, no Op criança e o da juventude. | X | X | X | Fortalecimento da participação de crianças e adolescentes na formulação do orçamento público; Crianças e adolescentes participando na formulação do orçamento público; Outros grupos organizados participando no OP Criança e da juventude. (SAS) | N° de crianças, adolescentes e jovens participando do processo de preparação e realização do orçamento participativo; N° de propostas apresentadas por crianças e adolescentes e aprovadas. N° de grupos organizados de crianças e adolescentes participando do OP Criança | Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, articulando com: Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Secretaria de Assistência social Secretaria de Educação Conselhos Setoriais e Organizações da Sociedade Civil. | |
4.1.5. Elaborar uma nova metodologia de participação das crianças e adolescentes no OP Criança | X | X | X | Ampliação da participação para outros grupos organizados no OP Criança. Fortalecimento da participação de crianças e adolescentes na formulação do orçamento público; | N° de grupos organizados de crianças e adolescentes participando do OP Criança. | Secretaria do Orçamento Participativo e Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, articulando com: COMDICA; Fórum Social da Criança e do Adolescente do Recife; Organizações da Sociedade Civil. | |
4.1.6. Planejamento e execução do 3º Encontro Municipal de Criança e Adolescente, garantindo a discussão sobre o ECA E O TRABALHO INFANTIL DOMESTICO | X | X | Crianças e adolescentes planejando e executando Encontro Municipal sobre a temática do trabalho infantil domestico. Ampliação da discussão do tema trabalho infantil domestico | N° de organizações presentes no seminário; N° de crianças e adolescentes N° presentes N° de propostas apresentadas e aprovadas por crianças e adolescentes. | COMDICA,articulando com: Secretaria de Assistência Social/IASC, Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Secretaria de Cultura; Organizações da sociedade civil que trabalham com a temática. |
Objetivo – 4.2: Estimular a discussão sobre a prevenção e erradicação nos espaços organizativos de adolescentes e jovens.
Ações | Prazos Out./06 a Out./09 | Resultados | Indicadores | Responsáveis | |||
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | ||||
4.2.1. Mapear os espaços organizativos de adolescentes e jovens na cidade do Recife. Destaque – esclarecimentos (Centro Lar Bem-te-vi e Ruas e Praças) | X | X | Mapeamento das organizações de adolescentes e jovens da cidade do Recife. | Nº de organizações identificadas | Secretaria de Direitos Humanos, articulando com: COMDICA; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria de Cultura; Espaços de Adolescentes e jovens. Organizações da Sociedade Civil. | ||
4.2.2. Realizar fóruns de debates sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil nos espaços organizados de adolescentes e jovens nas comunidades. | X | X | X | 2.1.Debates realizados sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil e as possibilidades de enfrentamento. | Nº de debates realizados; Nº de participantes registrados na lista de presença. | COMDICA, articulando com: Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria de Cultura; Espaços de Adolescentes e jovens; Organizações da Sociedade Civil. | |
4.2.3. Estimular e apoiar as instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens desenvolvam a temática do protagonismo infanto-juvenil, numa perspectiva de formar agentes multiplicadores de informação e transformação social, direcionados a prevenção e erradicação do trabalho infantil. | X | X | X | X | Surgimento de novos grupos atuando protagonicamente na temática da prevenção e erradicação do trabalho infantil e outras temáticas, utilizando as diversas formas de expressão cultural. | Nº de grupos formados; Nº de grupos multiplicando informações sobre as temáticas. | COMDICA e Secretaria de Assistência Social, articulando com: Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria de Cultura; Espaços de Adolescentes e Jovens; Organizações da Sociedade Civil e Redes que trabalham a temática. |
4.2.4. Inserir a discussão da prevenção e enfrentamento do trabalho infantil nos fórum e outros eventos da juventude. | X | X | X | Ampliação da discussão da temática da prevenção e enfrentamento do trabalho infantil nos fórum de eventos da juventude. | N de eventos realizados incluindo essa temática Nº de propostas definidas no fórum; | COMDICA, Secretaria de Assistência Social e Organizações da Sociedade Civil que trabalham com a temática, articulando com: Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria de Cultura | |
4.2.5. Realização de um Encontro anual sobre a temática, com a participação dos diferentes fóruns, organizações e espaços da juventude. | X | X | X | Encontro anual realizado | Nº de propostas definidas no fórum; Nº de participantes. | COMDICA, articulando com: Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Organizações da Sociedade Civil que trabalham com a temática; |
Objetivo 4.3: Possibilitar a participação de crianças, adolescentes e jovens na efetivação do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e proteção do adolescente trabalhador do Recife
Ações | Prazos Out./06 a Out./09 | Resultados | Indicadores | Responsáveis | |||
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | ||||
4.3.1. Promover a participação de crianças, adolescentes e jovens no processo de monitoramento e avaliação do Plano. | X | X | X | X | 1.1. Adolescentes e jovens participando ativamente nos processos de monitoramento e avaliação do Plano. | Nº de adolescentes registrados nas listas de presença das atividades de monitoramento e avaliação do Plano; Nº de intervenções de propostas apresentadas pelos adolescentes e jovens incorporadas no processos de monitoramento e avaliação do Plano. | COMDICA, articulando com: Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; FDCA Recife; Fórum Social da Criança e do Adolescente. COMETI |
EIXO ESTRATÉGICO
5 – COMUNICAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO
Objetivo 5.1: Ampliar a visibilidade da problemática e das ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador
Ações | Prazos Out./06 a Out./09 | Resultados | Indicadores | Responsáveis | |||
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | ||||
5.1.1. Identificação e divulgação das ações de prevenção e erradicação do Trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador realizadas no município | X | X | X | X | Ações de prevenção e erradicação do Trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador identificadas e divulgadas no município. | Nº de ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil identificadas; Nº de pautas encaminhadas para a imprensa; Nº de pautas espontâneas veiculadas pela imprensa sobre a problemática; Nº de propostas de pautas aceitas pela imprensa (Rádio, TV e mídia comunitária, impressos e sites de noticias). | Organizações da Sociedade Civil que trabalham na área da comunicação, articulando com: Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social; COMETI; FEPETIPE; Fórum DCA Recife. |
5.1.2. Promoção de campanhas municipais sobre prevenção e erradicação do Trabalho Infantil e proteção ao adolescente trabalhador | X | X | X | Sociedade e poder público sensibilizado sobre o problema do Trabalho Infantil | Nº de campanhas de sensibilização sobre Trabalho infantil realizadas (mínimo 3 – uma por ano); Nº de veiculações de peças publicitárias sobre a campanha (nº de inserções impressos, nº de inserções do rádio e nº de inserções da TV); Nº de denuncias identificadas na DRT (e outros órgãos de denúncia) | Secretaria de Assistência Social/ IASC; Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã e Secretaria de Turismo, articulando com: Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social; FEPETIPE; COMETI; DRT; MPPE; Fórum DCA Recife; Organizações da Sociedade Civil da área de comunicação. | |
5.1.3. Promoção de um concurso para escolher um personagem para as Campanhas sobre a temática. | X | Concurso realizado e personagem da campanha escolhido com a participação da sociedade | Nº de propostas apresentadas. Resultado final do concurso. Nº. de crianças e adolescentes participantes deste concurso. | Secretaria de Assistência Social/ IASC e Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, articulando com: Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social; COMETI; FEPETIPE; DRT MPPE; Fórum DCA Recife; Organizações da Sociedade Civil da área de comunicação. |
Objetivo 5.2: Avaliar os resultados das ações de mobilização para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador
Ações | Prazos Out./06 a Out./09 | Resultados | Indicadores | Responsáveis | |||
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | ||||
5.2.1. Produção e aplicação de questionário avaliativo para apuração de retorno da sociedade sobre as campanhas de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil e proteção ao adolescente trabalhador | X | X | X | Relatório da pesquisa avaliativa da apuração de retorno da sociedade civil sobre as campanhas realizadas. | Avaliação do público sobre as campanhas; Diversidade do público consultado. | COMDICA e Instituto de Pesquisa |