Notícias

14.12.2020
Tempo de leitura: 2 minutos

Podcast debate como aproximar os pais da escola

Episódio faz parte da série de podcasts "Educando Para Transformar", uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Estúdio Folha.

Ilustração colorida com o desenho de duas mulheres, ao lado direito se lê: Podcast "Educando Para Transformar"

Como aproximar os pais da escola e qual o efeito dessa relação no aprendizado dos estudantes? Como fazer a conexão entre ambos de forma que um contribua com o outro?

O primeiro episódio da série de podcasts “Educando para Transformar” traz uma conversa sobre a melhor forma de fazer essa aproximação, debatendo o conceito de que escola e família têm que andar juntas para que a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes aconteçam.

A série de podcasts “Educando para Transformar” é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo com o Estúdio Folha da Folha de S. Paulo. Os episódios terão como tema central o papel dos pais, da escola e da sociedade em geral na educação, estimulando uma discussão para além da esfera dos especialistas. Ouça os episódios.

Da escola para a casa 

Apresentado pela jornalista e especialista em educação Marta Avancini, o primeiro episódio “Da sala de aula para sala de casa: a parceria entre pais e educadores”, reúne a educadora Sônia dos Santos Porto, professora da rede municipal de ensino em Guarapari (ES); Roberta Bento e Taís Bento, mãe e filha que atuam como orientadoras de famílias na relação com a escola no projeto SOS Educação; além de André Luís Correia, educador na rede municipal do Rio de Janeiro, pai de dois filhos e criador do projeto Educação Contagiante.

No programa, a professora Sônia conta sua experiência frente a um projeto simples, que com a ajuda de aplicativo de mensagens, estimulou a participação e engajamento dos pais no dia a dia da rotina escolar dos filhos e conseguiu superar a indisciplina dos alunos.

Os participantes também dão dicas de como aproximar famílias e escolhas, criando um ambiente de compartilhamento, que contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes.


Outras Notícias

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem