O Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, apresenta programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Confira!

Portal Pró-Menino traz programação especial para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, apresenta programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/6). O Portal divulgará um vídeo exclusivo do filósofo Mario Sergio Cortella com relatos importantes sobre o tema que foram usados na publicação Retratos do Trabalho Infantil, realizado pela Fundação Telefônica. Mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, Cortella foi secretário municipal de Educação em São Paulo (1991/1992) e é autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos e Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille.

Outra novidade será a cobertura do Seminário “Escola, infância e boas práticas educacionais de combate ao trabalho infantil”, realizado pelo Fórum Paulista de Erradicação do Trabalho Infantil, no dia 9 de junho. O Portal Pró-Menino foi responsável pelas inscrições dos mais de 300 participantes.

Hoje, às 15h, a jornalista Daniela Rocha, participará, diretamente da Bélgica, de um chat realizado na seção Bate-Papo. A jornalista já foi colunista do Portal e também representante da OIT (Organização Mundial do Trabalho).

Durante a semana, o pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, um dos autores do Estatuto da Criança e do Adolescente, abordará, em uma série de textos, questões relativas ao trabalho infantil envolvendo considerações gerais sobre o tema, o fenômeno dentro do universo do esporte, em atividades artísticas e nos meios de comunicação. Já Marilena Flores, presidente da IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar), falará sobre a importância do brincar na infância, em contraponto ao trabalho infantil.

A Fundação Telefônica também disponibiliza no Portal a publicação do livro Retratos do trabalho infantil, com os resultados de uma recém-lançada pesquisa realizada pela Ação Educativa. O principal objetivo do estudo é diagnosticar as formas de inserção e vulnerabilidade ao trabalho infantil do público atendido no Programa Pró-Menino.