Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

22.10.2018
Tempo de leitura: 4 minutos

Programa de Voluntariado recebe prêmio internacional de prática inspiradora

O jogo Game do Bem da Fundação Telefônica Vivo foi reconhecido pela Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE) e premiado na Alemanha.

Vista panorâmica do palo e do auditório durante a Conferência Mundial da Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE)

O Dia dos Voluntários 2018 foi um sucesso. Antes mesmo das ações voluntárias acontecerem nas instituições, o dia começou com uma ótima notícia e grande motivo para comemorar. O projeto Game do Bem, que faz parte do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo recebeu o Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, na categoria “Melhor Prática Inspiradora”, ao concorrer com outras 100 iniciativas sociais de todo o mundo.

Francisco Moro, Responsável pela Coordenação de Voluntariado Internacional da Fundação Telefônica Espanha, recebe prêmio pelas mãos da Presidente Mundial do IAVE, Kylee Bates.

A premiação foi entregue no dia 19 de outubro em meio a 25ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE), na cidade de Augsburg, na Alemanha.

“Este reconhecimento mundial valoriza o voluntariado digital e sua grande contribuição à mobilização para a solução de problemas sociais no âmbito do Programa de Voluntariado da Telefônica. Nos sentimos muito orgulhosos por termos sido pioneiros neste projeto inovador conduzido pelo Brasil e que comprova que a tecnologia pode inspirar a solidariedade e o voluntariado”, afirmou Carmen Morenés Giles, Diretora Global de Voluntariado da Fundação Telefônica Espanha.

A IAVE é uma rede mundial de voluntariados, que engloba ONGs, pessoas físicas e empresas que praticam o voluntariado dentro de suas organizações e fora delas. Com os prêmios, a instituição busca reconhecer programas que gerem alto impacto para as comunidades, além de avaliar as melhorias contínuas implementadas ao longo dos anos nos projetos do voluntariado corporativo.

Critérios da premiação

Os critérios para seleção dos projetos premiados foram escopo global, colaboração, impacto e melhoria contínua. As indicações foram avaliadas por juízes de todo o mundo, que trazem perspectivas diversas e atuais sobre o tema voluntariado em empresas.

Para a edição de 2018, a organização do prêmio elencou quatro categorias de premiação: o melhor programa global de voluntariado, a prática mais inspiradora – recebido pela Fundação Telefônica Vivo, o melhor Programa de Voluntariado Alemão e o Prêmio de Voluntariado Corporativo para desastres, uma novidade no evento. O Prêmio Global de Voluntariado Corporativo surgiu em 2012 e é o único a celebrar formalmente a excelência em voluntariado corporativo no mundo.

Por dentro do Game do Bem
Lançado em 2015 pela Fundação Telefônica Vivo no Brasil, o Game do Bem é um jogo online, interativo e colaborativo que conta com mais de 100 desafios baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados a educação e tecnologia, cidadania digital, mobilidade urbana, empreendedorismo social e meio ambiente. Ambientado em uma cidade virtual, o Game do Bem  é destinado aos colaboradores do Grupo Telefônica.

Outros reconhecimentos

Recentemente, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo foi ganhador do Prêmio Viva Voluntário, na categoria “Voluntariado Empresarial”, que faz parte do Programa Nacional de Voluntariado e articula Governo, sociedade civil e instituições privadas em prol da mobilização social transformadora, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Ainda este ano, a Associação Espanhola de Fundações reconheceu a Fundacíon Telefònica na categoria de Transformação Digital no Prêmio AEF, que promove os valores que marcam o desenvolvimento da atividade de fundações na Espanha.

Há treze anos, a Fundação Telefônica Vivo se compromete a promover e incentivar ações solidárias em todo o Brasil com um Programa de Voluntariado de múltiplos projetos, que incentiva a participação de colaboradores em prol da educação e cidadania. Conheça todas as ações que fazem parte do programa.


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos