Em 2015, a parceria Technovation Programaê! já faz história ao alcançar a marca de 1867 inscritas na maior competição do mundo voltada para transformação de meninas em empreendedoras de alta tecnologia. Muito disso se deve à grande divulgação do projeto na última Campus Party, em fevereiro, que fomentou bate-papos, palestras e oficinas de aplicativos.
O grande interesse das meninas nessa competição mostra que, cada vez mais, mulheres buscam quebrar o estereótipo da criação de novas tecnologias e inserir definitivamente a presença feminina no ambiente da programação. Mais do que isso, o crescimento também representa a constante democratização da iniciativa, uma vez que 40% das inscritas são provenientes das escolas públicas.
“Conseguimos chegar de forma mais incisiva no ensino público e é lá que acreditamos que a inovação possa estar. Chegamos em locais como Rocinha (Rio de Janeiro) e Paraisópolis (São Paulo), podendo agregar um novo perfil de meninas”, relata Camila Achutti, a embaixadora da iniciativa no país.
Das 1867 inscritas, sendo 1589 mulheres e 281 mentores e coordenadores, as brasileiras alcançam uma fatia de 30% dos números globais do programa.
Próximos passos:
– As candidatas apresentam um plano de negócios com vídeo explicativo e o protótipo do aplicativo desenvolvido;
– Os projetos passam pela análise do comitê Brasil;
– As finalistas de todos os países vão até o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde se apresentam aos investidores na final mundial;
– A equipe ganhadora recebe U$ 10 mil em financiamento para finalizar e lançar o projeto no mercado.
Saiba mais
Liderado em parceria pela Fundação Telefônica Vivo e a Fundação Lemann, o Programaê! é um movimento em prol da disseminação da programação do qual nos orgulhamos em fazer parte. A partir dele, buscamos difundir o tema tratado enquanto poder transformador.
Da união entre o Programaê! e o Technovation Challenge, nasceu o Technovation Programaê!, competição voltada para que meninas tenham a oportunidade de se tornarem empreendedoras de tecnologia. O objetivo é, acima de tudo, a conquista de mais autonomia, empreendedorismo e a aproximação com o tema.